Acessibilidade / Reportar erro

Desenho digital de cirurgia funcional para cisto odontogênico intrusivo em seio maxilar Como citar este artigo: Hu YK, Yang C, Xu GZ, Xie QY. Digital design of functional surgery for odontogenic cyst intruding into maxillary sinus. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:212-9.

Resumo

Introdução

A abordagem tradicional de Caldwell-Luc precisa de modificações para os cistos odontogênicos que se introduzem no seio maxilar, para preservar a mucosa sinusal e o contorno ósseo. Recentemente, a tecnologia digital tem sido amplamente aplicada ao campo da cirurgia maxilofacial, orienta o plano cirúrgico e melhora sua precisão.

Objetivo

Esse estudo teve como objetivo apresentar e avaliar a cirurgia funcional de cistos odontogênicos intrusivos no seio maxilar utilizando um desenho pré-cirúrgico assistido por computador.

Método

Foram recrutados pacientes consecutivos com cistos odontogênicos intrusivos na parte posterior do seio maxilar. O método I, "método de reimplante de parede óssea", foi feito em lesões grandes que excediam a crista zigomático-alveolar, mas sem destruição óssea aparente da parede anterior do seio, enquanto o método II, "método de remoção óssea", foi mais conveniente para pequenas lesões próximas à crista zigomático-alveolar. O espaço foi preenchido com um retalho pediculado do corpo adiposo bucal após a remoção da lesão e todos os casos foram feitos sem antrostomia meatal inferior.

Resultados

Um total de 45 casos foram incluídos no estudo. Vinte e dois foram submetidos à cirurgia utilizando-se o método I, enquanto que 23 foram submetidos ao método II. As operações foram concluídas em 20 minutos. A dor desapareceu em média após 3,62 dias, e o edema, depois de 6,47 dias. Hemorragia nasal ocorreu em 8 pacientes com duração de 1 a 3 dias. Processo supurativa foi observado em 1 paciente ocorrendo após a reposição óssea. Outros retalhos reposicionados livres da parede óssea não mostraram reabsorção em imagens de TC.

Conclusões

A mucosa sinusal e a parede óssea devem ser preservadas; o desenho digital pré-operatório pode orientar a osteotomia de forma eficaz durante a cirurgia; a reposição óssea não é adequada em processos supurativos. O retalho pediculado de corpo adiposo bucal é suficiente para a drenagem e antrostomia meatal inferior não é necessária.

PALAVRAS-CHAVE
Seio maxilar; Membrana sinusal; Placa óssea; Retalhos cirúrgicos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br