Acessibilidade / Reportar erro

A importância do seguimento clínico para adesão ao CPAP Como citar este artigo: Pelosi LB, Silveira ML, Eckeli AL, Chayamiti EM, Almeida LA, Sander HH, et al. The importance of clinical monitoring for compliance with Continuous Positive Airway Pressure. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:439-44.

Resumo

Introdução:

Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é, atualmente, um problema de saúde pública de suma importância. Quando mal diagnosticada ou tratada inadequadamente, pode levar a sérias consequências na qualidade de vida do paciente. O tratamento padrão-ouro para casos de SAOS, principalmente nos casos moderados a grave e sintomáticos, é o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). A adesão ao CPAP depende diretamente da participação ativa do paciente, que pode ser influenciada por vários fatores.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é descrever os fatores relacionados à adesão ao CPAP e analisar quais fatores associados influenciam diretamente na eficiência do tratamento.

Método:

Foram recrutados pacientes que receberam CPAP pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Um questionário estruturado foi aplicado ao paciente. A adesão ao CPAP foi avaliada pela média de horas de uso do CPAP por noite. Pacientes com boa adesão (pacientes em uso de CPAP ≥4 horas/noite) foram comparados aos com má adesão (pacientes em uso < 4 horas/noite).

Resultados:

No estudo, 138 pacientes foram analisados: 77 (55,8%) foram considerados aderentes e 61 (44,2%) foram não aderentes. A comparação entre os dois grupos demonstrou que o seguimento regular com especialista melhorou consideravelmente a adesão ao CPAP (odds ratio, OR = 2,62).

Conclusão:

A adesão ao CPAP está relacionada a componentes educacionais, que podem ser aprimorados com assistência contínua e individualizada ao paciente com SAOS.

PALAVRAS-CHAVE
CPAP; SAOS; Apneia; Adesão; Aparelho de pressão positiva; Apneia obstrutiva do sono

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br