Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre os resultados clínicos e audiológicos de timpanoplastia com a técnica "sanduíche" modificada e a técnica underlay Como citar este artigo: Nemade SV, Shinde KJ, Naik CS, Qadri H. Comparison between clinical and audiological results of tympanoplasty with modified sandwich technique and underlay technique. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:318-23.

Resumo

Introdução:

O reparo cirúrgico da membrana timpânica, denominado timpanoplastia tipo 1, é uma modalidade de tratamento já bem estabelecida. As técnicas overlay ou underlay de timpanoplastia são comuns. A timpanoplastia "sanduíche" é a técnica de enxerto de membrana timpânica overlay e underlay combinadas.

Objetivo:

Descrever e avaliar a timpanoplastia com a técnica "sanduíche" modificada (timpanoplastia mediolateral) utilizando fáscia temporal e fáscia aureolar. Comparar o desfecho clínico e audiológico da timpanoplastia com a técnica "sanduíche" modificada com o da timpanoplastia com a técnica underlay.

Método:

Foram estudados 88 pacientes com otite média crônica, 48 (Grupo A) foram submetidos à timpanoplastia tipo 1 com enxerto "sanduíche" modificado. A fáscia temporal foi utilizada na técnica underlay e a fáscia areolar na técnica overlay. 48 pacientes (Grupo B) foram submetidos à timpanoplastia tipo 1 com a técnica underlay. Foram avaliados os resultados da cicatrização e da audição.

Resultados:

O sucesso do enxerto ocorreu em 47 pacientes (97,9%) no Grupo A e em 40 (83,3%) do Grupo B. O fechamento médio do gap aéreo-ósseo no Grupo A foi de 24,4 ± 1,7 dB, enquanto no Grupo B foi de 22,5 ± 3,5 dB. Houve diferença estatisticamente significativa na taxa de cicatrização do enxerto. A diferença na melhora auditiva não foi estatisticamente significante.

Conclusão:

O enxerto de camada dupla e o tímpano-martelo posicionados como o "recheio" do sanduíche mantém um equilíbrio perfeito entre a estabilidade necessária e adequada sensibilidade acústica.

PALAVRAS-CHAVE
Timpanoplastia; Enxerto de fáscia temporal; Enxerto de fáscia aureolar; Técnica "sanduíche"; Ganho auditivo pós-operatório

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br