Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sintomas e sinais de refluxo laringofaríngeo em pacientes roncadores com suspeita de síndrome da apneia obstrutiva do sono

Acredita-se que haja uma associação entre síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e refluxo laringofaríngeo (RLF).

OBJETIVO:

Estudar a prevalência de sintomas/sinais de refluxo em pacientes roncadores com suspeita de SAOS.

MÉTODO:

Estudo clínico corte transversal de 74 adultos Berlim positivo acompanhados em ambulatório de distúrbios do sono de centro universitário. As variáveis estudadas foram IMC, Epworth, índice de sintomas de refluxo (RSI) e escala de achados endolaríngeos de refluxo (RFS), bem como seus subdomínios que podem traduzir maior inflamação. Correlações entre questionários de sono e escalas de refluxo, bem como seus subdomínios, foram feitas com significância estabelecida em p < 0,05.

RESULTADOS:

Noventa e oito porcento dos pacientes apresentaram sintomas e sinais sugestivos de RLF, sendo esta prevalência significativamente maior nos obesos (p = 0,002).

CONCLUSÃO:

A diferença significativa nos sinais inflamatórios sugestivos de RLF entre obesos e não obesos com suspeita de SAOS sugere que a obesidade pode interferir nos achados inflamatórios na faringe e laringe. A altíssima prevalência destes sintomas e sinais de refluxo nos pacientes com suspeita de SAOS demonstra a importância de aprofundar estudos nesta área.

apneia do sono tipo obstrutiva; laringite; índice de massa corporal


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br