Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação objetiva da técnica cirúrgica na variação da rotação e projeção nasal

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Na rinoplastia, a análise estética facial é essencial para um planejamento cirúrgico adequado. Parâmetros como rotação e projeção nasal devem ser rotineiramente avaliados. Há poucos estudos que avaliem objetivamente as mudanças nos ângulos faciais no pós-operatório.

OBJETIVO:

Avaliar a eficácia das suturas intercrura mediais e de rotação da ponta nasal no aumento da rotação e projeção nasal em pacientes caucasianos submetidos à rinoplastia primária.

MÉTODO:

Estudo prospectivo realizado entre 2011 e 2013, com 27 pacientes submetidos à rinoplastia primária técnica básica, pelo mesmo cirurgião, com suturas intercrura mediais e de rotação da ponta nasal. Mediu-se a rotação e a projeção nasal a partir de fotografias no pré-operatório e 12 meses após.

RESULTADOS:

Todos os 27 pacientes completaram o estudo. A idade média foi de 27,1 anos. Houve aumento médio de 8,4° na rotação, com significância estatística. Não houve alteração significativa na projeção.

CONCLUSÃO:

As suturas intercrura mediais e de rotação da ponta nasal são eficazes no aumento da rotação nasal em pacientes caucasianos submetidos à rinoplastia.

Palavras-chave:
Rinoplastia; Medidas; Técnicas de sutura

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br