Acessibilidade / Reportar erro

O processo estiloide e a formação do divertículo do seio sigmoide: existe uma ligação? Como citar este artigo: Lou Z-C. The styloid process and the formation of sigmoid sinus diverticulum: Is there a link?. Braz J Otorhino- laryngol. 2021;87:545–9.

Resumo

Introdução:

O divertículo do seio sigmoide tem sido considerado a causa mais comum do zumbido pulsátil e o mecanismo subjacente à sua formação ainda não é claro. Que seja de nosso conhecimento, nenhum estudo anterior avaliou se o desenvolvimento do divertículo do seio sigmoide está relacionado à compressão da veia jugular interna pelo processo estiloide. Objetivo: Discutir a relação entre o processo estiloide e a formação de divertículo do seio sigmoide.

Material e métodos:

Os prontuários de nove pacientes diagnosticados com zumbido pulsátil venoso causado por divertículo do seio sigmoide foram revisados entre abril de 2009 e maio de 2019. Todos os pacientes foram submetidos à tomografia computadorizada de alta resolução dos ossos temporais, venografia por tomografia computadorizada da, ressonância magnética de cabeça e pescoço e ressonância magnética cerebral. O comprimento e a angulação medial do processo estiloide foram medidos e a compressão da veia jugular interna foi registrada.

Resultados:

A população do estudo foi constituída por nove pacientes do sexo feminino com média de 53,8 ± 4,6 anos, com zumbido pulsátil do lado direito. Os comprimentos médios do processo estiloide foram de 3,9 ± 0,6 cm no lado direito e 4,1 ± 0,7 cm no lado esquerdo. A angulação medial média do processo estiloide foi significantemente menor no lado direito do que no lado esquerdo (65,3° ± 1,2° vs. 67,8° ± 1,7°, p <0,05). Além disso, a venografia por tomografia computadorizada de cabeça e pescoço demonstrou que a veia jugular interna esquerda estava comprimida pelo processo estiloide em oito dos nove pacientes.

Conclusão:

A formação de divertículo do seio sigmoide com zumbido pulsátil venoso pode estar relacionada à compressão da veia jugular interna contralateralpelo processo estiloide. No entanto, é necessário obter dados de casos adicionais para verificar essa hipótese.

PALAVRAS-CHAVE
Zumbido pulsátil; Divertículo do seio sigmoide; Veia jugular interna; Processo estiloide; Venografia por tomografia computadorizada (TC)

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br