Acessibilidade / Reportar erro

Perda auditiva em pacientes com síndrome de Turner: revisão da literatura Como citar este artigo: Alves C, Oliveira CS. Hearing loss among with Turner's syndrome: literature review. Braz J Otorhinolaryngol.2014;80:257-63.

INTRODUÇÃO:

A síndrome de Turner (ST) é causada por uma deleção total ou parcial de um cromossomo X, ocorrendo em 1:2.000 até 1:5.000 meninas nascidas vivas. A perda auditiva é uma de suas principais manifestações clinicas. Entretanto, existem poucos estudos na literatura descrevendo essa associação.

OBJETIVO:

Rever o conhecimento atual sobre a epidemiologia, etiologia, manifestações clínicas e diagnósticas da deficiência auditiva em pacientes com ST.

MÉTODOS:

A pesquisa bibliográfica, realizada entre 1980-2012, utilizou os bancos de dados Medlinee Lilacs identificando os principais artigos que relataram associação entre ST e deficit auditivo e suas repercussões clínicas.

CONCLUSÕES:

Otite média de repetição, disfunção das trompas de Eustáquio, perdas auditivas condutivas durante a infância e perdas auditivas sensorioneurais a partir da adolescência são os distúrbios audiológicos mais comuns na ST. O cariótipo parece ter relação com a perda auditiva, com estudos mostrando aumento da prevalência de perda auditiva em pacientes com monossomia 45,X e isocromossomos 46,i(Xq). Estudos morfológicos da cóclea são necessários para ajudar a esclarecer a etiologia da perda auditiva sensorioneural.

Síndrome de Turner; Perda auditiva; Otopatias


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br