Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo
Para pais e professores de estudantes de 7 a 17 anos.
Instruções:
Este questionário revisa as habilidades auditivas do dia a dia de um estudante. Linguagem, atenção e habilidades auditivas são importantes.
Favor avaliar o desempenho do estudante em cada um dos itens abaixo baseado em suas observações. Lembre-se do que é esperado para ele ou ela na sua idade. O termo “ambientes ruidosos” refere-se aos ruídos de fundo de TV, vozes, música, máquinas, etc. Ruídos leves a moderados podem interferir na habilidade de ouvir palavras corretamente. “Ouvir corretamente” significa ouvir as declarações corretamente, sem precisar de repetições.
Assinale:
Coluna 1: se a habilidade for observada regularmente (mais de 75%)
Coluna 2: se a habilidade for observada frequentemente (mais de 50%)
Coluna 3: se a habilidade for observada algumas vezes (menos de 50%)
Coluna 4: se a habilidade for observada raramente (menos de 25%)
Avalie todos os itens – escreva N/A se for incapaz.
Quase sempre (mais de 75%)
Frequentemente (mais de 50%)
Às vezes (menos de 50%)
Raramente (menos de 25%)
1. Presta bem aten¸cão quando conversa com uma única pessoa.
2. Presta bem aten¸cão ao ouvir em ambientes silenciosos na presenc¸a de outras pessoas (refeic¸ões, reuniões, aulas etc).
3. Presta bem aten¸cão ao ouvir em ambientes ruidosos na presenc¸a de outras pessoas (refeic¸ões, reuniões, aulas, etc).
4. Não tem dificuldade em ouvir o que você fala – ouve corretamente quando presta bastante aten¸cão em ambientes silenciosos.
5. Não tem dificuldade em ouvir o que você fala – ouve corretamente quando presta bastante aten¸cão em ambientes ruidosos.
6. Dedica um tempo para ouvir cuidadosamente e corretamente uma informa¸cão importante.
7. Compreende instruc¸ões faladas quando o ambiente está silencioso.
8. Compreende instruc¸ões faladas quando o ambiente está ruidoso.
9. Compreende os outros quando conversa em locais cheios e com eco – academias, refeitórios, shoppings.
10. Consegue entender a sua conversa enquanto outra acontece ao lado (em festas, refeic¸ões e outras reuniões).
11. Se interessado, consegue te ouvir corretamente enquanto faz outra coisa (vídeo-games, pequenas tarefas, assistindo TV etc).
12. Consegue ouvir corretamente e atentamente sem pistas visuais (sem ver a face, gestos, imagens do falante etc).
13. Consegue ouvir corretamente enquanto realiza uma tarefa visual relacionada - verificando uma página ou o quadro-negro e tomando notas (se for mais velho).
14. Concentra-se bem – ignora distrações quando faz atividades que não exigem ouvir (estudar, outras tarefas).
15. Concentra-se bem – ignora distrações quando ouve histórias e apresentações.
16. Compreende instruções escritas (conforme esperado para a idade).
17. Não se cansa facilmente quando estuda por longos períodos – (boceja ou brinca com as mãos -considere idade).
18. Não se cansa facilmente quando escuta por longos períodos (boceja ou brinca com as mãos – considere idade).
19. Consegue explicar coisas razoavelmente bem durante conversas.
20. Concentra-se em coisas importantes – completa tarefas mesmo que não sejam urgentes ou muito interessantes (para ele/ela).
21. Ouve bem as palavras quando o falante está de costas ou está atrás dele/dela.
22. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes silenciosos.
23. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes ruidosos.
24. Presta atenção a detalhes – evita erros por descuido quando faz a tarefa escolar.
25. Compreende e usa frases mais longas e complexas (conforme esperado para a idade).
26. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes silenciosos (quando atento).
27. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes ruidosos (quando atento).
28. Consegue seguir instruções orais mais complexas, com etapas ou sequências (conforme esperado para a idade).
29. Organiza tarefas e atividades para realizá-las de uma maneira ordenada e em tempo (conforme esperado para a idade).
30. Compreende e usa gírias comuns para sua idade (sou fera, é da hora, etc).
31. Não perde ou esquece de fazer as atividades do dia-a-dia (não é avoado).
32. Compreende pessoas que falam palavras de forma menos clara (rápido ou enrolado, com sotaques etc).
33. Compreende de vozes suaves a altas dos falantes.
34. Ouve bem ao telefone sem precisar de repetição (incluindo nomes e números).
35. Consegue ouvir as pessoas (e a televisão) corretamente a uma distância de 2 metros, aproximadamente.
36. Não ouve errado nem confunde palavras com som parecido em ambientes ruidosos (como faca e vaca, sessenta e setenta).
37. Compreende instruções em ambientes ruidosos quando presta bastante atenção ao falante.
38. Usa novas palavras corretamente logo depois de aprendê-las (conforme esperado para a idade).
39. Consegue emitir os sons que formam uma palavra para ajudar na soletração ou corrigir erros de soletração: (conforme esperado para a idade).
40. Consegue emitir os sons que formam uma palavra e falar palavras não-familiares corretamente quando está aprendendo a lê-las (conforme esperado para a idade).
41. Consegue ler e compreender histórias em uma boa velocidade (conforme esperado para a idade)
42. Controla prontamente impulsos e agitação a fim de evitar situações perigosas e que podem aborrecer.
43. Lembra de detalhes de instruções ou pedidos feitos verbalmente, pouco tempo depois, sem a necessidade de repetição.
44. Aprende bem as coisas ouvindo – sem precisar muito de mais explicações ou de apoio visual.
45. Segue prontamente padrões rítmicos e de entonação de fala ao recitar versos, reproduzir uma música batendo palmas ou cantarolando, etc.
46. Varia a própria voz para dar ênfase, falar com clareza e parecer mais agradável.
47. Interpreta comentários e segue instruções prontamente levando em consideração “como” as pessoas falam (percebe diferentes tons de voz, ênfase em palavras chaves etc).
48. Compreende o que é falado sem precisar de palavras mais simples (conforme esperado para a idade).
49. Ouve bem sem precisar aumentar o volume das coisas (aumentar o volume da televisão, sentar-se mais perto ou pedir que falem mais alto).
50. Consegue falar relativamente rápido e sem problemas, para a idade (sem uso de “ãhn” ou pausas para encontrar palavras e ideias).
51. Ouve bem as pessoas sem precisar controlar tanto os ruídos ambientais (presta atenção mesmo sem ter que desligar o rádio, fechar janelas, trocar de lugar etc).
52. Não é necessário que falem mais devagar e claramente para ajudá-lo a ouvir corretamente.
Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo
Para pais e professores de estudantes de 7 a 17 anos.
Instruções:
Este questionário revisa as habilidades auditivas do dia a dia de um estudante. Linguagem, atenção e habilidades auditivas são importantes.
Favor avaliar o desempenho do estudante em cada um dos itens abaixo baseado em suas observações. Lembre-se do que é esperado para ele ou ela na sua idade. O termo “ambientes ruidosos” refere-se aos ruídos de fundo de TV, vozes, música, máquinas etc. Ruídos leves a moderados podem interferir na habilidade de ouvir palavras corretamente. “Ouvir corretamente” significa ouvir as declarações corretamente, sem precisar de repetições.
Assinale:
Coluna 1: se a habilidade for observada regularmente (mais de 75%)
Coluna 2: se a habilidade for observada frequentemente (mais de 50%)
Coluna 3: se a habilidade for observada algumas vezes (menos de 50%)
Coluna 4: se a habilidade for observada raramente (menos de 25%)
Avalie todos os itens – escreva N/A se for incapaz.
Quase sempre (mais de 75%)
Frequentemente (mais de 50%)
Às vezes (menos de 50%)
Rara-mente (menos de 25%)
1. Presta bem atenção quando conversa com uma única pessoa.
2. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes silenciosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas, etc).
3. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes ruidosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas, etc).
4. Não tem dificuldade em ouvir suas palavras corretamente, quando presta bastante atenção em ambientes silenciosos.
5. Não tem dificuldade em ouvir suas palavras corretamente, quando presta bastante atenção em ambientes ruidosos.
6. Dedica um tempo para ouvir cuidadosamente e corretamente uma informação importante.
7. Compreende instruções faladas quando o ambiente está silencioso.
8. Compreende instruções faladas quando o ambiente está ruidoso.
9. Compreende os outros quando está em locais grandes com eco - academias, refeitórios, shoppings.
10. Consegue entender a sua conversa enquanto outra acontece ao lado (em festas, refeições e outras reuniões).
11. Se interessado, consegue te ouvir corretamente enquanto faz outra coisa (vídeo-games, pequenas tarefas, assistindo TV, etc).
12. Consegue ouvir corretamente sem pistas visuais (sem ver a face, gestos, imagens do falante, etc).
13. Consegue, ao mesmo tempo, olhar e ouvir corretamente -verificar uma página ou o quadro-negro e tomar notas (se for mais velho).
14. Concentra-se bem quando faz atividades que não exigem ouvir (estudar, outras tarefas).
15. Concentra-se bem quando ouve histórias e apresentações.
16. Compreende instruções escritas (conforme esperado para a idade).
17. Não se cansa facilmente quando estuda – (boceja ou brinca com as mãos - considere idade).
18. Não se cansa facilmente quando escuta (boceja ou brinca com as mãos – considere idade).
19. Consegue explicar coisas razoavelmente bem durante conversas.
20. Concentra-se em tarefas mesmo que não sejam urgentes ou muito interessantes (para ele/ela).
21. Ouve bem as palavras quando o falante está de costas ou está atrás dele/dela.
22. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes silenciosos.
23. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes ruidosos.
24. Presta atenção a detalhes – evita erros por descuido quando faz a tarefa escolar.
25. Compreende e usa frases mais longas e complexas (conforme esperado para a idade).
26. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes silenciosos (quando atento).
27. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes ruidosos (quando atento).
28. Consegue seguir instruções orais, com etapas ou sequências (conforme esperado para a idade).
29. Organiza tarefas e atividades para realizá-las em tempo (conforme esperado para a idade).
30. Compreende e usa gírias comuns para sua idade (sou fera, é da hora, etc).
31. Não perde ou esquece de fazer as atividades do dia-a-dia (não é avoado).
32. Compreende pessoas que falam palavras de forma menos clara (rápido ou enrolado, com sotaques, etc).
33. Compreende vozes suaves ou altas dos falantes.
34. Ouve bem ao telefone sem precisar que a informação seja repetida (incluindo nomes e números).
35. Consegue ouvir as pessoas (e a televisão) corretamente a uma distância de 2 metros, aproximadamente.
36. Não ouve errado nem confunde palavras com som parecido (como faca e vaca, sessenta e setenta).
37. Compreende instruções em ambientes ruidosos quando presta bastante atenção ao falante.
38. Lembra e usa novas palavras corretamente (conforme esperado para a idade).
39. Consegue emitir corretamente os sons que formam uma palavra para ajudar na soletração (conforme esperado para a idade).
40. Consegue emitir os sons que formam uma palavra e falar palavras não-familiares corretamente quando está aprendendo a lê-las (conforme esperado para a idade).
41. Consegue ler e compreender histórias em uma boa velocidade (conforme esperado para a idade)
42. Controla prontamente impulsos e agitação a fim de evitar situações perigosas e que podem aborrecer.
43. Lembra de detalhes de instruções ou pedidos feitos verbalmente, pouco tempo depois, sem a necessidade de repetição.
44. Aprende bem as coisas ouvindo – sem precisar muito de mais explicações ou de apoio visual.
45. Segue prontamente padrões rítmicos e de entonação ao reproduzir uma música batendo palmas ou cantarolando, etc.
46. Varia a própria voz para dar ênfase, falar com clareza e parecer mais agradável.
47. Reconhece “como” as coisas foram ditas ao interpretar comentários e seguir instruções (percebe diferentes tons de voz, ênfase em palavras chaves, etc).
48. Compreende o que é falado sem precisar de palavras mais simples (conforme esperado para a idade).
49. Ouve bem sem precisar aumentar o volume das coisas (aumentar o volume da televisão, sentar mais perto ou pedir que falem mais alto).
50. Consegue falar facilmente e sem problemas, para a idade (sem uso de “ãhn” ou pausas para encontrar palavras e ideias).
51. Ouve bem as pessoas sem precisar controlar os ruídos “extras” (presta atenção mesmo sem ter que desligar o rádio ou máquinas, fechar janelas, trocar de lugar, etc).
52. Há pouca necessidade de que falem mais devagar e claramente para ajudá-lo a ouvir corretamente.
Tabela 1
Número de itens do questionário separados por domínio
Tabela 2
Descrição das características da amostra (n = 66)
Tabela 3
Médias e medianas dos escores totais e escores em porcentagem (escore bruto) de acordo com as faixas etárias e domínios do questionário
Tabela 4
Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) e Correlação de Pearson (CP) para o teste e reteste do questionário, de acordo com os domínios processamento auditivo, atenção e linguagem (n = 25)
Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo
Para pais e professores de estudantes de 7 a 17 anos.
Instruções:
Este questionário revisa as habilidades auditivas do dia a dia de um estudante. Linguagem, atenção e habilidades auditivas são importantes.
Favor avaliar o desempenho do estudante em cada um dos itens abaixo baseado em suas observações. Lembre-se do que é esperado para ele ou ela na sua idade. O termo “ambientes ruidosos” refere-se aos ruídos de fundo de TV, vozes, música, máquinas, etc. Ruídos leves a moderados podem interferir na habilidade de ouvir palavras corretamente. “Ouvir corretamente” significa ouvir as declarações corretamente, sem precisar de repetições.
Assinale:
Coluna 1: se a habilidade for observada regularmente (mais de 75%)
Coluna 2: se a habilidade for observada frequentemente (mais de 50%)
Coluna 3: se a habilidade for observada algumas vezes (menos de 50%)
Coluna 4: se a habilidade for observada raramente (menos de 25%)
Avalie todos os itens – escreva N/A se for incapaz.
Quase sempre (mais de 75%)
Frequen-temente (mais de 50%)
Às vezes (menos de 50%)
Raramente (menos de 25%)
1. Presta bem atenção quando conversa com uma única pessoa.
2. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes silenciosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas etc).
3. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes ruidosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas, etc).
4. Não tem dificuldade em ouvir o que você fala - ouve corretamente quando presta bastante atenção em ambientes silenciosos.
5. Não tem dificuldade em ouvir o que você fala – ouve corretamente quando presta bastante atenção em ambientes ruidosos.
6. Dedica um tempo para ouvir cuidadosamente e corretamente uma informação importante.
7. Compreende instruções faladas quando o ambiente está silencioso.
8. Compreende instruções faladas quando o ambiente está ruidoso.
9. Compreende os outros quando conversa em locais cheios e com eco – academias, refeitórios, shoppings.
10. Consegue entender a sua conversa enquanto outra acontece ao lado (em festas, refeições e outras reuniões).
11. Se interessado, consegue te ouvir corretamente enquanto faz outra coisa (vídeo-games, pequenas tarefas, assistindo TV etc).
12. Consegue ouvir corretamente e atentamente sem pistas visuais (sem ver a face, gestos, imagens do falante etc).
13. Consegue ouvir corretamente enquanto realiza uma tarefa visual relacionada -verificando uma página ou o quadro-negro e tomando notas (se for mais velho).
14. Concentra-se bem – ignora distrações quando faz atividades que não exigem ouvir (estudar, outras tarefas).
15. Concentra-se bem – ignora distrações quando ouve histórias e apresentações.
16. Compreende instruções escritas (conforme esperado para a idade).
17. Não se cansa facilmente quando estuda por longos períodos – (boceja ou brinca com as mãos - considere idade).
18. Não se cansa facilmente quando escuta por longos períodos (boceja ou brinca com as mãos – considere idade).
19. Consegue explicar coisas razoavelmente bem durante conversas.
20. Concentra-se em coisas importantes – completa tarefas mesmo que não sejam urgentes ou muito interessantes (para ele/ela).
21. Ouve bem as palavras quando o falante está de costas ou está atrás dele/dela.
22. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes silenciosos.
23. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes ruidosos.
24. Presta atenção a detalhes - evita erros por descuido quando faz a tarefa escolar.
25. Compreende e usa frases mais longas e complexas (conforme esperado para a idade).
26. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes silenciosos (quando atento).
27. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes ruidosos (quando atento).
28. Consegue seguir instruções orais mais complexas, com etapas ou sequências (conforme esperado para a idade).
29. Organiza tarefas e atividades para realizá-las de uma maneira ordenada e em tempo (conforme esperado para a idade).
30. Compreende e usa gírias comuns para sua idade (sou fera, é da hora, etc).
31. Não perde ou esquece de fazer as atividades do dia-a-dia (não é avoado).
32. Compreende pessoas que falam palavras de forma menos clara (rápido ou enrolado, com sotaques etc).
33. Compreende de vozes suaves a altas dos falantes.
34. Ouve bem ao telefone sem precisar de repetição (incluindo nomes e números).
35. Consegue ouvir as pessoas (e a televisão) corretamente a uma distância de 2 metros, aproximadamente.
36. Não ouve errado nem confunde palavras com som parecido em ambientes ruidosos (como faca e vaca, sessenta e setenta).
37. Compreende instruções em ambientes ruidosos quando presta bastante atenção ao falante.
38. Usa novas palavras corretamente logo depois de aprendê-las (conforme esperado para a idade).
39. Consegue emitir os sons que formam uma palavra para ajudar na soletração ou corrigir erros de soletração: (conforme esperado para a idade).
40. Consegue emitir os sons que formam uma palavra e falar palavras não-familiares corretamente quando está aprendendo a lê-las (conforme esperado para a idade).
41. Consegue ler e compreender histórias em uma boa velocidade (conforme esperado para a idade)
42. Controla prontamente impulsos e agitação a fim de evitar situações perigosas e que podem aborrecer.
43. Lembra de detalhes de instruções ou pedidos feitos verbalmente, pouco tempo depois, sem a necessidade de repetição.
44. Aprende bem as coisas ouvindo – sem precisar muito de mais explicações ou de apoio visual.
45. Segue prontamente padrões rítmicos e de entonação de fala ao recitar versos, reproduzir uma música batendo palmas ou cantarolando, etc.
46. Varia a própria voz para dar ênfase, falar com clareza e parecer mais agradável.
47. Interpreta comentários e segue instruções prontamente levando em consideração “como” as pessoas falam (percebe diferentes tons de voz, ênfase em palavras chaves etc).
48. Compreende o que é falado sem precisar de palavras mais simples (conforme esperado para a idade).
49. Ouve bem sem precisar aumentar o volume das coisas (aumentar o volume da televisão, sentar-se mais perto ou pedir que falem mais alto).
50. Consegue falar relativamente rápido e sem problemas, para a idade (sem uso de “ãhn” ou pausas para encontrar palavras e ideias).
51. Ouve bem as pessoas sem precisar controlar tanto os ruídos ambientais (presta atenção mesmo sem ter que desligar o rádio, fechar janelas, trocar de lugar etc).
52. Não é necessário que falem mais devagar e claramente para ajudá-lo a ouvir corretamente.
Instruções:
Este questionário revisa as habilidades auditivas do dia a dia de um estudante. Linguagem, atenção e habilidades auditivas são importantes.
Favor avaliar o desempenho do estudante em cada um dos itens abaixo baseado em suas observações. Lembre-se do que é esperado para ele ou ela na sua idade. O termo “ambientes ruidosos” refere-se aos ruídos de fundo de TV, vozes, música, máquinas etc. Ruídos leves a moderados podem interferir na habilidade de ouvir palavras corretamente. “Ouvir corretamente” significa ouvir as declarações corretamente, sem precisar de repetições.
Assinale:
Coluna 1: se a habilidade for observada regularmente (mais de 75%)
Coluna 2: se a habilidade for observada frequentemente (mais de 50%)
Coluna 3: se a habilidade for observada algumas vezes (menos de 50%)
Coluna 4: se a habilidade for observada raramente (menos de 25%)
Avalie todos os itens – escreva N/A se for incapaz.
Quase sempre (mais de 75%)
Frequentemente (mais de 50%)
Às vezes (menos de 50%)
Rara-mente (menos de 25%)
1. Presta bem atenção quando conversa com uma única pessoa.
2. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes silenciosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas, etc).
3. Presta bem atenção ao ouvir em ambientes ruidosos na presença de outras pessoas (refeições, reuniões, aulas, etc).
4. Não tem dificuldade em ouvir suas palavras corretamente, quando presta bastante atenção em ambientes silenciosos.
5. Não tem dificuldade em ouvir suas palavras corretamente, quando presta bastante atenção em ambientes ruidosos.
6. Dedica um tempo para ouvir cuidadosamente e corretamente uma informação importante.
7. Compreende instruções faladas quando o ambiente está silencioso.
8. Compreende instruções faladas quando o ambiente está ruidoso.
9. Compreende os outros quando está em locais grandes com eco - academias, refeitórios, shoppings.
10. Consegue entender a sua conversa enquanto outra acontece ao lado (em festas, refeições e outras reuniões).
11. Se interessado, consegue te ouvir corretamente enquanto faz outra coisa (vídeo-games, pequenas tarefas, assistindo TV, etc).
12. Consegue ouvir corretamente sem pistas visuais (sem ver a face, gestos, imagens do falante, etc).
13. Consegue, ao mesmo tempo, olhar e ouvir corretamente -verificar uma página ou o quadro-negro e tomar notas (se for mais velho).
14. Concentra-se bem quando faz atividades que não exigem ouvir (estudar, outras tarefas).
15. Concentra-se bem quando ouve histórias e apresentações.
16. Compreende instruções escritas (conforme esperado para a idade).
17. Não se cansa facilmente quando estuda – (boceja ou brinca com as mãos - considere idade).
18. Não se cansa facilmente quando escuta (boceja ou brinca com as mãos – considere idade).
19. Consegue explicar coisas razoavelmente bem durante conversas.
20. Concentra-se em tarefas mesmo que não sejam urgentes ou muito interessantes (para ele/ela).
21. Ouve bem as palavras quando o falante está de costas ou está atrás dele/dela.
22. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes silenciosos.
23. Não fala “ãhn?”, “o quê?” ou necessita repetições quando conversa com interesse em ambientes ruidosos.
24. Presta atenção a detalhes – evita erros por descuido quando faz a tarefa escolar.
25. Compreende e usa frases mais longas e complexas (conforme esperado para a idade).
26. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes silenciosos (quando atento).
27. Compreende e responde prontamente a perguntas em ambientes ruidosos (quando atento).
28. Consegue seguir instruções orais, com etapas ou sequências (conforme esperado para a idade).
29. Organiza tarefas e atividades para realizá-las em tempo (conforme esperado para a idade).
30. Compreende e usa gírias comuns para sua idade (sou fera, é da hora, etc).
31. Não perde ou esquece de fazer as atividades do dia-a-dia (não é avoado).
32. Compreende pessoas que falam palavras de forma menos clara (rápido ou enrolado, com sotaques, etc).
33. Compreende vozes suaves ou altas dos falantes.
34. Ouve bem ao telefone sem precisar que a informação seja repetida (incluindo nomes e números).
35. Consegue ouvir as pessoas (e a televisão) corretamente a uma distância de 2 metros, aproximadamente.
36. Não ouve errado nem confunde palavras com som parecido (como faca e vaca, sessenta e setenta).
37. Compreende instruções em ambientes ruidosos quando presta bastante atenção ao falante.
38. Lembra e usa novas palavras corretamente (conforme esperado para a idade).
39. Consegue emitir corretamente os sons que formam uma palavra para ajudar na soletração (conforme esperado para a idade).
40. Consegue emitir os sons que formam uma palavra e falar palavras não-familiares corretamente quando está aprendendo a lê-las (conforme esperado para a idade).
41. Consegue ler e compreender histórias em uma boa velocidade (conforme esperado para a idade)
42. Controla prontamente impulsos e agitação a fim de evitar situações perigosas e que podem aborrecer.
43. Lembra de detalhes de instruções ou pedidos feitos verbalmente, pouco tempo depois, sem a necessidade de repetição.
44. Aprende bem as coisas ouvindo – sem precisar muito de mais explicações ou de apoio visual.
45. Segue prontamente padrões rítmicos e de entonação ao reproduzir uma música batendo palmas ou cantarolando, etc.
46. Varia a própria voz para dar ênfase, falar com clareza e parecer mais agradável.
47. Reconhece “como” as coisas foram ditas ao interpretar comentários e seguir instruções (percebe diferentes tons de voz, ênfase em palavras chaves, etc).
48. Compreende o que é falado sem precisar de palavras mais simples (conforme esperado para a idade).
49. Ouve bem sem precisar aumentar o volume das coisas (aumentar o volume da televisão, sentar mais perto ou pedir que falem mais alto).
50. Consegue falar facilmente e sem problemas, para a idade (sem uso de “ãhn” ou pausas para encontrar palavras e ideias).
51. Ouve bem as pessoas sem precisar controlar os ruídos “extras” (presta atenção mesmo sem ter que desligar o rádio ou máquinas, fechar janelas, trocar de lugar, etc).
52. Há pouca necessidade de que falem mais devagar e claramente para ajudá-lo a ouvir corretamente.