Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos anti-inflamatórios do oxigênio hiperbárico sobre tecidos laríngeos irradiados Como citar este artigo: Arıcıgil M, Dündar MA, Yücel A, Arbağ H, Arslan A, Aktan M, et al. Anti-inflammatory effects of hyperbaric oxygen on irradiated laryngeal tissues. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:206-11.

Resumo

Introdução

O manejo das complicações da irradiação do tecido da cabeça e pescoço é uma questão desafiadora para o otorrinolaringologista. O tratamento definitivo dessas complicações ainda é controverso. Recentemente, a oxigenoterapia hiperbárica tem sido uma opção promissora para essas complicações.

Objetivo

Nesse estudo foram usados métodos bioquímicos e histopatológicos para investigar a eficácia do oxigênio hiperbárico contra os efeitos inflamatórios da radioterapia no sangue e nos tecidos laríngeos, quando a radioterapia e oxigênio hiperbárico são administrados no mesmo dia.

Métodos

Trinta e dois ratos Wistar albinos foram divididos em quatro grupos. O grupo controle nao recebeu tratamento, o grupo de oxigenio hiperbarico recebeu apenas oxigenoterapia hiperbarica, o grupo de radioterapia recebeu apenas radioterapia e o grupo de radioterapia com oxigenio hiperbarico recebeu ambos os tratamentos no mesmo dia.

Resultados

Foram realizadas avaliaçoes histopatologicas e bioquimicas dos especimes. Os niveis sericos de fator de necrose tumoral-α, interleucina-1β e inflamaçao tecidual foram significativamente maiores no grupo de radioterapia do que no grupo de radioterapia mais oxigenio hiperbarico, enquanto que a interleucina-10 foi maior no grupo de radioterapia mais oxigenio hiperbarico.

Conclusão

Quando a radioterapia e o oxigênio hiperbárico são administrados no mesmo dia, as citocinas inflamatórias e a inflamação tecidual podem ser reduzidas no período inicial da radiação.

PALAVRAS-CHAVE
Oxigênio hiperbárico; Radioterapia de pescoço; Inflamação

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br