Acessibilidade / Reportar erro

LwPTL: uma nova classificação para o colapso das vias aéreas superiores em endoscopias do sono Como citar este artigo: Elsobki A, Cahali M, Kahwagi M. LwPTL: a novel classification for upper airway collapse in sleep endoscopies. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:379-87.

Resumo

Introdução:

Não há consenso sobre um sistema único de classificação para os achados obstrutivos da endoscopia do sono induzido por drogas. Os sistemas de classificação anteriores negligenciaram a abordagem da obstrução retropalatal alta, a divisão segmentar da parede lateral da faringe e a natureza primária ou secundária do colapso laríngeo.

Objetivo:

Propor, ilustrar e avaliar uma classificação mais abrangente e simples para os achados da endoscopia do sono induzido por drogas.

Método:

Estudo transversal em uma unidade terciária de cirurgia do sono. Foram submetidos à endoscopia do sono induzido por drogas 30 pacientes com apneia obstrutiva do sono, de acordo com um novo sistema de classificação denominado LwPTL, e seus achados foram analisados de acordo com a gravidade da apneia obstrutiva do sono e índice de massa corpórea. O LwPTL incorpora a descrição do colapso retropalatal alto, distingue o colapso da parede faríngea lateral em três níveis e esclarece quando os colapsos laríngeos são primários ou secundários.

Resultados:

Apresentaram colapso da parede faríngea lateral 93,3% dos pacientes, geralmente no nível do palato mole (73,3%). Em 80% dos pacientes o colapso foi multinível. Em relação à região retropalatal alta, o LwPTL identificou 10% dos casos com obstrução salpingo-faríngea lateral e 6,6% com colapso alto do palato. Em 3,3% ocorreu colapso epiglótico. Pacientes com colapso em regiões baixas, tanto da parede lateral e/ou língua como e/ou laringe, representaram 30% dos casos e apresentaram apneia obstrutiva do sono significativamente mais grave, sem diferenças significantes no índice de massa corpórea.

Conclusão:

O LwPTL parece um sistema de estadiamento simples e direto para classificar os achados da endoscopia do sono induzido por drogas, distingue a importante obstrução retropalatal alta e os colapsos laríngeos primários e secundários, fornece mais informações para uma seleção adequada do tratamento.

PALAVRAS-CHAVE
Faringe; Epiglote; Língua; Endoscopia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br