Acessibilidade / Reportar erro

Composição dos isótopos do carbono e anatomia foliar como ferramenta para caracterizar o mecanismo fotossintético de Artemisia annua L.

As folhas de Artemisia annua L. são fonte abundante de artemisinina, uma droga que apresenta ação efetiva contra a malária. O objetivo deste trabalho foi classificar o mecanismo fotossintético de A. annua mediante estudos da composição dos isótopos do carbono (delta 13C) e da anatomia foliar. A. annua apresentou uma delta 13C = - 31.76 ± 0.07, valor tópico de espécies com mecanismo fotossintético C3, que apresentam, em média, valores de delta 13C = - 28, enquanto espécies C4 apresentam, em média, valores de delta 13C = - 14. Os estudos da anatomia foliar confirmaram os resultados encontrados para a delta 13C, onde, a despeito da existência de células parenquimáticas formando um anel ao redor do feixe vascular, essas não apresentaram cloroplastos e amido. Tal observação descaracteriza a existência de anatomia Kranz, típica de espécies C4, em A. annua.

anatomia Kranz; fotossíntese; discriminação isotópica; plantas C3 e C4


Brazilian Journal of Plant Physiology Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 28013-602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brazil, Fax: (+55)-22-2739-7116 - Campos dos Goytacazes - RJ - Brazil
E-mail: bjpp.sbfv@gmail.com