RESUMO
Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV.
Palavras-chave
Difusão; Inovações; Realidade virtual; Metaverso; Cinema de atrações