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PESQUISANDO A INFLUÊNCIA DOS TEXTOS MIDIÁTICOS “CRIOLIZADOS” RELACIONADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE OS RECEPTORES

RESUMO

Esta pesquisa é dedicada à investigação da influência que os textos midiáticos “criolizados” relacionados às pessoas com deficiência exercem sobre os receptores, com ênfase nos componentes biológicos, sociopsicológicos e midiáticos. A própria definição do autor da noção de “texto midiático criolizado” foi sugerida com base em um estudo abrangente dos artigos que tratam do tema da “criolização”. A principal tarefa da criação de textos mediáticos “criolizados” foi descrita nos seus componentes verbais e icônicos e na tentativa de ter uma influência emocional positiva sobre os leitores. A pesquisa revelou o seguinte: dentro do bloco biológico, os pesquisados entre 16 e 19 anos estão mais distantes das pessoas com deficiências, percebendo-as com certa repulsa, enquanto os pesquisados entre 20 e 23 anos tendem a ser mais tolerantes. De acordo com a análise do bloco sociopsicológico, os pesquisados compreendem que pessoas com deficiência têm todo o direito a serem membros produtivos da sociedade; contudo, elas não estão preparadas para a comunicação e colaboração diretas. Apesar disso, a análise dos resultados dos bloqueios mediáticos mostrou uma tendência positiva nas atitudes em relação às pessoas com deficiência devido aos conteúdos jornalísticos, que combinam imagens e textos. Assim, a utilização de textos mediáticos “criolizados” promove uma tendência positiva e mudanças na melhoria das atitudes das pessoas sem deficiência em relação às pessoas com deficiência na Ucrânia.

Palavras-chave
Textos criolizados; Pessoas com deficiência; Receptores

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