RESUMO
Em um contexto de crise dos modelos tradicionais do jornalismo, consubstanciada na diminuição de receitas publicitárias nas quais assenta o modelo de negócio, combinando com a emergência das novas tecnologias de informação, vemos surgir um conjunto de projetos de jornalismo que se apresentam com propostas de inovação tecnológica e discursiva, novos modelos de negócio e financiamento da prática jornalística ao mesmo tempo que se auto-definem como independentes e alternativos quanto às temáticas abordadas. Estes projetos de jornalismo empreendedor nascem no online da iniciativa de jornalistas que procuram distanciar-se dos modelos cristalizados e associados ao jornalismo tradicional. No presente artigo, procuramos enquadrar três projetos de jornalismo surgidos no sistema mediático português nos últimos anos: “Fumaça”, “Divergente” e “Setenta e Quatro”. Através de uma análise aos objetivos, aos modos de financiamento e aos conteúdos publicados, procuramos enquadrar estes projetos naquilo que a literatura internacional sobre jornalismo empreendedor tem como definição.
Palavras-chave
Jornalismo empreendedor; Internet; Modelos de negócio; Portugal