Logomarca do periódico: Brazilian Journalism Research

Open-access Brazilian Journalism Research

Publicação de: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Versão impressa ISSN: 1808-4079
Versão on-line ISSN: 1981-9854
Creative Common - by 4.0

Sumário

Brazilian Journalism Research, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2025

Brazilian Journalism Research, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2025

Document list
Documents
DOSSIER
FILMES DE SUPER-HERÓIS NA IMPRENSA GENERALISTA E ESPECIALIZADA: Marvel e DC no El País, The New York Times, Espinof e Comic Book Movie TRABADELA-ROBLES, JAVIER PÉREZ-SÁNCHEZ, SANDRA

Resumo em Português:

RESUMO O cinema de super-heróis se tornou um dos pilares da cultura pop que gera o maior impacto na mídia. Este artigo busca analisar seu tratamento no jornalismo, especificamente dos filmes live action da Marvel e da DC nas mídias generalistas El País e The New York Times (NYT), e nas mídias especializadas Espinof e Comic Book Movie (CBM). Para atingir esse objetivo, foram analisados quinze textos publicados entre 2017 e 2023 nessas mídias. Observamos mais diferenças do que semelhanças na forma como a mídia generalista lida com essas informações do que a mídia especializada. A primeira continua enraizada no método tradicional de jornalismo, com informações densas, formais e estruturadas, enquanto a segunda está comprometida com uma cobertura mais rápida e menos elaborada, também com menos fontes e um tom mais coloquial.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El cine de superhéroes se ha convertido en uno de los pilares de la cultura pop que más impacto mediático genera. Este trabajo busca analizar su tratamiento en el periodismo, en concreto, de las películas live action de Marvel y DC en los medios generalistas El País y The New York Times (NYT), y en los medios especializados Espinof y Comic Book Movie (CBM). Para lograr este objetivo, se analizan quince textos publicados entre 2017 y 2023 en estos medios de comunicación. Se observan más diferencias que similitudes en la forma que tienen los generalistas de tratar esta información respecto a la que tienen los especializados. Los primeros continúan arraigados al método tradicional de hacer periodismo con información densa, formal y estructurada, mientras que los segundos apuestan por una cobertura más rápida y menos elaborada, también con menos fuentes y un tono más coloquial.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Superhero cinema has become one of the pillars of pop culture that generates a great media impact. This paper aims to analyse its treatment in journalism, specifically of Marvel and DC live action films in the generalist media El País and The New York Times (NYT), as well as in the specialised media Espinof and Comic Book Movie (CBM). To achieve this objective, fifteen texts published between 2017 and 2023 in these media are analysed. The results show more differences than similarities in the way generalist media deal with this information than specialised media. The former continue to be rooted in the traditional method of doing journalism with dense, formal and structured information, while the latter are committed to faster and less elaborate coverage, also with fewer sources and a more colloquial tone.
ARTICLE
CREDIBILIDADE NO COTIDIANO PROFISSIONAL: percepções de jornalistas brasileiros CHRISTOFOLETTI, ROGÉRIO BECKER, DENISE

Resumo em Português:

RESUMO Aumento da polarização política, proliferação de teorias conspiratórias e desinformação generalizada são fatores que contribuem para o aumento da desconfiança nas instituições, e o jornalismo não é imune a esses efeitos. Este artigo se concentra em como jornalistas brasileiros percebem e se relacionam com o binômio confiança-credibilidade. A partir de uma survey aplicada a jornalistas em junho e julho de 2024 (n=446), recrutados online e em abordagem física durante um evento profissional nacional, obtivemos respostas sobre o funcionamento e a importância da credibilidade junto a fontes e audiências, e sobre fatores determinantes para a manutenção da confiança pública no jornalismo. Os resultados mostram diferentes níveis de preocupação dos profissionais, fragilidade nas políticas corporativas para reter credibilidade e a consciência da erosão da confiança diante de novas configurações impostas pela economia da atenção.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN La creciente polarización política, la proliferación de teorías de conspiración y la desinformación generalizada son factores que contribuyen a una mayor desconfianza en las instituciones, y el periodismo no es inmune a estos efectos. Este artículo se centra en cómo los periodistas brasileños perciben y se relacionan con el binomio confianza-credibilidad. A partir de una encuesta aplicada a periodistas en junio y julio de 2024 (n=446), reclutados en línea y en contacto físico durante un evento profesional nacional, obtuvimos respuestas sobre el funcionamiento y la importancia de la credibilidad ante fuentes y audiencias, y sobre factores determinantes para mantenerla. Confianza pública en el periodismo. Los resultados muestran diferentes niveles de preocupación entre los profesionales, debilidades en las políticas corporativas para mantener la credibilidad y conciencia de la erosión de la confianza ante las nuevas configuraciones de la economía de la atención.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Increased political polarization, the proliferation of conspiracy theories, and widespread misinformation are factors that contribute to increased distrust in institutions, and journalism is not immune to these effects. This article focuses on how Brazilian journalists perceive and relate to the trust-credibility binomial. Based on a survey applied to journalists in June and July 2024 (n=446), recruited online and in person during a national professional event, we obtained responses on the functioning and importance of credibility with sources and audiences, and on determining factors for maintaining public trust in journalism. The results show different levels of concern among professionals, fragility in corporate policies to retain credibility, and awareness of the erosion of trust in the face of new configurations of the attention economy.
ARTICLE
INTERCÂMBIO NOTICIOSO ENTRE BRASIL E PORTUGAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO GOOGLE NEWS CORDEIRO, DOUGLAS FARIAS LOPEZOSA, CARLOS GUALLAR, JAVIER SOUSA, JORGE PEDRO

Resumo em Português:

RESUMO Este artigo investiga a troca de notícias entre Brasil e Portugal por meio de uma análise quantitativa da agregação de notícias nas versões brasileira e portuguesa do Google News entre fevereiro e abril de 2024. Os dados foram extraídos por meio de técnicas de raspagem de dados e consolidados em uma estrutura tabular, enriquecidos com o uso de modelos de inteligência artificial para a categorização da procedência geográfica das notícias. Foi realizada uma análise quantitativa utilizando métodos estatísticos, com o objetivo de identificar padrões de distribuição e frequência das notícias, especialmente sob a perspectiva da troca de notícias entre os dois países. Aplicou-se um modelo de análise de temas para identificar os principais tópicos e apontar as dinâmicas de conteúdo e interesses específicos entre os países. Os resultados revelam uma maior presença de fontes brasileiras e notícias sobre o Brasil na versão portuguesa do Google News, abordando principalmente notícias sobre política brasileira, economia e saúde. Comparativamente, na versão brasileira do Google News há uma menor frequência de menções a Portugal, tanto em termos de fontes quanto de conteúdos, sendo os temas identificados relativos, principalmente, a questões políticas portuguesas e suas relações com o Brasil.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Este artículo investiga el intercambio de noticias entre Brasil y Portugal a través de un análisis cuantitativo de la agregación de noticias en las versiones brasileña y portuguesa de Google News entre febrero y abril de 2024. Los datos se extrajeron mediante técnicas de raspado de datos y se consolidaron en una estructura tabular, enriquecidos mediante el uso de modelos de inteligencia artificial para la categorización de la procedencia geográfica de la noticia. Se realizó un análisis cuantitativo utilizando métodos estadísticos, con el objetivo de identificar patrones de distribución y frecuencia de las noticias, especialmente desde la perspectiva del intercambio de noticias entre los dos países. Se aplicó un modelo de análisis de temas para identificar los principales temas y señalar las dinámicas de contenido e intereses específicos entre países. Los resultados revelan una mayor presencia de fuentes brasileñas y noticias sobre Brasil en la versión portuguesa de Google News, abordando principalmente noticias sobre política brasileña, economía y salud. Comparativamente, en la versión brasileña de Google News hay una menor concurrencia de menciones a Portugal, tanto en términos de fuentes como de contenidos, siendo los identificados relativos, principalmente, a temas políticos portugueses y sus relaciones con Brasil.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article investigates the exchange of news between Brazil and Portugal through a quantitative analysis of news aggregation in the Brazilian and Portuguese versions of Google News from February to April 2024. The data were extracted using scraping techniques and consolidated into a tabular structure, enriched with the use of artificial intelligence models for the categorization of the geographical origin of the news. A quantitative analysis was conducted using statistical methods to identify patterns of distribution and frequency of the news, especially from the perspective of news exchange between the two countries. A topic analysis model was applied to identify the main topics and highlight the dynamics of content and specific interests between the countries. The results reveal a greater presence of Brazilian sources and news about Brazil in the Portuguese version of Google News, mainly covering Brazilian politics, economy, and health. Comparatively, the Brazilian version of Google News shows a lower frequency of mentions of Portugal, both in terms of sources and content, with the identified topics mainly related to Portuguese political issues and their relations with Brazil.
ARTICLE
VACINAS NO YOUTUBE NO BRASIL: um estudo exploratório utilizando Processamento de Linguagem Natural NEVES, LUIZ FELIPE FERNANDES OLIVEIRA, THAIANE LOPES, ARTHUR DA SILVA BROTAS, ANTONIO MARCOS PEREIRA MASSARANI, LUISA

Resumo em Português:

RESUMO O YouTube se tornou uma plataforma fundamental para a comunicação em saúde, especialmente durante crises globais. Este estudo analisa 19.031 vídeos relacionados a vacinas postados no YouTube no Brasil durante os dois primeiros anos da pandemia de covid-19, utilizando Processamento de Linguagem Natural para examinar a frequência dos vídeos, os principais atores e os temas centrais. A produção de vídeos aumentou durante eventos importantes, com ênfase em discussões sobre saúde e política. Veículos de mídia, órgãos governamentais e profissionais de saúde foram os principais responsáveis pelas publicações, focando em campanhas de vacinação e informações científicas. Embora o conteúdo confiável tenha predominado, debates sobre desinformação e ceticismo em relação às vacinas surgiram como temas relevantes, refletindo preocupações sobre a percepção pública. Embora a plataforma tenha desempenhado um papel central na disseminação de conteúdo confiável, a visibilidade de discussões controversas destaca a complexidade da comunicação digital em saúde. Esses achados ressaltam a necessidade de estratégias de comunicação e políticas de plataforma que fortaleçam conteúdos de saúde confiáveis, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios relacionados à disseminação de narrativas enganosas.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN YouTube se ha convertido en una plataforma clave para la comunicación en salud, especialmente durante crisis globales. Este estudio analiza 19.031 videos relacionados con vacunas publicados en YouTube en Brasil durante los dos primeros años de la pandemia de covid-19, utilizando Procesamiento de Lenguaje Natural para examinar la frecuencia de los videos, los actores clave y los principales temas. La producción de videos aumentó durante eventos importantes, con énfasis en discusiones sobre salud y política. Los medios de comunicación, las organizaciones gubernamentales y los profesionales de la salud fueron los principales emisores, centrándose en campañas de vacunación e información científica. Si bien el contenido confiable predominó, las discusiones sobre desinformación y escepticismo frente a las vacunas surgieron como temas relevantes, reflejando preocupaciones sobre la percepción pública. Aunque la plataforma desempeñó un papel central en la difusión de contenido confiable, la visibilidad de debates controvertidos resalta la complejidad de la comunicación digital en salud. Estos hallazgos subrayan la necesidad de enfoques estratégicos de comunicación y de políticas en la plataforma que refuercen el contenido de salud autorizado, al tiempo que aborden los desafíos relacionados con la propagación de narrativas engañosas.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT YouTube has emerged as a pivotal platform for health communication, particularly during global crises. This study analyzes 19.031 vaccine-related videos posted on YouTube in Brazil during the first two years of the covid-19 pandemic, using Natural Language Processing to examine video frequency, key actors, and main topics. Video production increased during major events, with an emphasis on health and political discussions. Media outlets, government organizations, and health professionals were the primary publishers, focusing on vaccination campaigns and scientific information. While reliable content dominated, discussions about misinformation and vaccine skepticism emerged as relevant topics, reflecting concerns over public perception. While the platform played a central role in disseminating reliable content, the visibility of controversial discussions highlights the complexity of digital health communication. These findings underscore the need for strategic communication approaches and platform policies that enhance authoritative health content while addressing challenges related to the spread of misleading narratives.
ARTICLE
COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO ATACADO: um estudo de caso do Desinformante enquanto modelo organizacional NICHOLS, BRUNO WASHINGTON GROHMANN, RAFAEL DO NASCIMENTO

Resumo em Português:

RESUMO Este artigo apresenta um estudo de caso do Desinformante, projeto brasileiro fundado em 2022 como uma inovação organizacional no combate à desinformação. Em vez de se restringir a um modelo de agência de verificação de fatos, o Desinformante é um misto de veículo midiático – com foco na cobertura da desinformação de forma estrutural e global – e um centro de articulação e coalizão com diversos setores, como os movimentos sociais e o poder judicial. Embora este duplo papel seja comum nos meios de comunicação independentes do país, isto não tinha sido testado em iniciativas focadas no combate à desinformação. Construído a partir de entrevistas com seis trabalhadores do Desinformante em 2023, o artigo apresenta as potencialidades e limites desta experiência brasileira como modelo organizacional para o combate à desinformação sob avaliação de pessoas que trabalham nesta iniciativa. Discute as seguintes dimensões: a) organização e governança interna; b) rotinas de trabalho; c) políticas editoriais; d) iniciativas de coalizão. A pesquisa demonstra que o Desinformante é um projeto prefigurativo de combate à desinformação e pode inspirar outras formas organizacionais em um contexto de Mundo Majoritário.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Este artículo presenta un estudio de caso de Desinformante, un proyecto brasileño fundado en 2022 como innovación organizativa en la lucha contra la desinformación. En lugar de limitarse a un modelo de agencia de verificación de hechos, Desinformante es una mezcla de medio de comunicación – con un enfoque en la cobertura de la desinformación de manera estructural y global – y un centro de articulación y coalición con diversos sectores, como los movimientos sociales y el poder judicial. Aunque este doble papel es habitual en los medios independientes del país, no se había puesto a prueba en iniciativas centradas en la lucha contra la desinformación. A partir de entrevistas con seis trabajadores de Desinformante en 2023, el artículo presenta el potencial y los límites de esta experiencia brasileña como modelo organizativo de lucha contra la desinformación, según la evaluación de las personas que trabajan en esta iniciativa. Analiza las siguientes dimensiones: a) organización y gobernanza interna; b) rutinas de trabajo; c) políticas editoriales; d) iniciativas de coalición. La investigación demuestra que Desinformante es un proyecto prefigurativo de lucha contra la desinformación y puede inspirar otras formas organizativas en un contexto de Mundo Mayoritario.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article presents a case study of Desinformante, a Brazilian project founded in 2022 as an organizational innovation in the fight against disinformation. Rather than restricting itself to a fact-checking agency model, Desinformante is a mix of media outlet – with a focus on covering disinformation in a structural and global way – and a center of articulation and coalition with various sectors, such as social movements and the judiciary. Although this dual role is common in the country’s independent media, it had not been tested in initiatives focused on combating disinformation. Based on interviews with six Desinformante workers in 2023, the article presents the potential and limits of this Brazilian experience as an organizational model for combating disinformation, as evaluated by the people who work on this initiative. It discusses the following dimensions: a) organization and internal governance; b) work routines; c) editorial policies; d) coalition initiatives. The research shows that Desinformante is a prefigurative project for combating disinformation and can inspire other organizational forms in a Majority World context.
ARTICLE
JORNALISMO DE MARCA NO BRASIL: mapeamento e análise das práticas ANDRADE, IVANISE HILBIG DE RUBIM, MICHELLE MATOS

Resumo em Português:

RESUMO Este artigo apresenta os resultados de mapeamento e análise das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro. Para tanto, jornalismo de marca é entendido como uma prática que utiliza ferramentas, técnicas e, muitas vezes, princípios e formatos do jornalismo para conquistar reconhecimento dos clientes e fortalecer o relacionamento entre marca e sociedade. A metodologia empregada foi qualitativa-descritiva, envolvendo: mapeamento de veículos de comunicação do país que produzem conteúdo de/para marcas, aplicação de questionários com representantes de cada veículo mapeado e realização de entrevistas semi-estruturadas com alguns gestores de jornais. Verificou-se que 55% das empresas jornalísticas brasileiras analisadas conta com uma equipe de branded content, revelando-se como uma nova estratégia para atender a demandas das marcas, por visibilidade, e das empresas jornalísticas, por receitas. Os estúdios ou hubs em geral operam de modo independente das redações, porém, também foram encontradas práticas híbridas e complementares.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Este artículo presenta los resultados del mapeo y análisis de las prácticas del periodismo de marca en el contexto brasileño. Para ello, se entiende por periodismo de marca una práctica que utiliza herramientas, técnicas y, a menudo, principios y formatos periodísticos para obtener el reconocimiento de los clientes y fortalecer la relación entre marca y sociedad. La metodología empleada fue cualitativo-descriptiva e incluyó: mapeo de los medios de comunicación del país que producen contenidos por/para marcas, aplicación de cuestionarios a representantes de cada medio mapeado y realización de entrevistas semi-estructuradas a algunos gestores de periódicos. Se constató que el 55% de las empresas periodísticas analizadas cuentan con un equipo de branded content, lo que se revela como una nueva estrategia para satisfacer las demandas de visibilidad de las marcas y de ingresos de las empresas periodísticas. Por lo general, los estudios o hubs funcionan independientemente de las redacciones, pero también se encontraron prácticas híbridas y complementarias.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article presents the results of mapping and analysing brand journalism practices in the Brazilian context. For this purpose, brand journalism is understood as a practice that uses journalistic tools, techniques and often principles and formats to gain recognition from clients and strengthen the relationship between brand and society. The methodology employed was qualitative-descriptive, involving: mapping the country’s media organisations that produce content by/for brands, applying questionnaires to representatives of each of the mapped media organisations and conducting semi-structured interviews with some of the managers of the newspapers. It was found that 55% of the newspaper companies analysed have a branded content team, revealing itself as a new strategy to meet the demands of brands for visibility and newspaper companies for revenue. The studios or hubs generally operate independently of the newsrooms, but hybrid and complementary practices were also found.
ARTICLE
ENQUADRANDO AS CHAMAS: analisando a cobertura jornalística dos incêndios na Floresta Amazônica em 2019 por jornais brasileiros e americanos ANDRUS, LETICIA PIRES WATERS, STEPHENSON

Resumo em Português:

RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar como os principais jornais americanos e brasileiros enquadraram o incêndio na Floresta Amazônica que ocorreu em agosto de 2019. A teoria do enquadramento foi usada como base para construir a revisão da literatura e orientar este estudo para as perguntas e hipóteses da pesquisa. A amostra da análise foi composta de artigos de notícias (N = 250) dos jornais americanos The New York Times e The Washington Post, e dos jornais brasileiros Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Esses jornais foram escolhidos com base em sua circulação e na influência dessa mídia em seus respectivos países. Os quadros foram selecionados com base na literatura anterior que analisou crises organizacionais e a cobertura da nova mídia sobre questões ambientais. A relevância deste estudo se baseia na importância ambiental e econômica do território da Floresta Amazônica não só para o Brasil, mas também para outros países do mundo. O desmatamento e a destruição dessa área verde afetam a população de muitos países da América do Sul e representam uma crise ambiental. Devido à importância da Floresta Amazônica, este estudo procura entender qual mensagem a mídia de diferentes países está enviando ao seu público ao cobrir os incêndios de 2019 na Amazônia. Este artigo contribuiu para melhorar a compreensão da aplicação da teoria de enquadramento na pesquisa de comunicação e a compreensão de como o uso de enquadramentos de mídia distintos pela mídia intercultural pode implicar uma mensagem específica para o público.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El propósito de esta investigación fue analizar cómo los principales periódicos estadounidenses y brasileños enmarcaron el incendio de la selva amazónica que ocurrió en agosto de 2019. La teoría del encuadre se utilizó como base para construir la revisión de la literatura y guiar este estudio hacia las preguntas e hipótesis de investigación. La muestra del análisis se compuso de artículos de noticias (N = 250) de los periódicos estadounidenses The New York Times y The Washington Post, y de los periódicos brasileños Folha de S.Paulo y O Estado de S. Paulo. Estos periódicos se eligieron en función de su tirada y de la influencia de estos medios en sus respectivos países. Los encuadres se seleccionaron a partir de la bibliografía previa que analizaba las crisis organizativas y la cobertura de los nuevos medios de comunicación de las cuestiones medioambientales. La relevancia de este estudio radica en la importancia medioambiental y económica del territorio de la selva amazónica no sólo para Brasil, sino también para otros países del mundo. La deforestación y la destrucción de esta zona verde afectan a la población de muchos países de Sudamérica y representan una crisis medioambiental. Debido a la importancia de la selva amazónica, este estudio busca entender qué mensaje están enviando los medios de comunicación de diferentes países a su audiencia cuando cubren los incendios de 2019 en el Amazonas. Este trabajo contribuyó a mejorar la comprensión de la aplicación de la teoría del encuadre en la investigación de la comunicación, y la comprensión de cómo el uso de distintos encuadres mediáticos por parte de medios transculturales puede implicar un mensaje particular para la audiencia.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The purpose of this research was to analyze how major American and Brazilian newspapers framed the Amazon rainforest fire that occurred in August 2019. Framing theory was used as the foundation to build the literature review and guide this study to the research questions and hypotheses. The sample in the analysis was composed of news articles (N = 250) from the American newspapers The New York Times and The Washington Post, and the Brazilian newspapers Folha de S.Paulo and O Estado de S. Paulo. These newspapers were chosen based on their circulation and the influence of these media in their respective countries. The frames were selected using previous literature that analyzed organizational crises and new media coverage of environmental issues. The relevance of this study relies on the environmental and economic importance of the Amazon rainforest territory not only for Brazil but also for other countries around the world. The deforestation and the destruction of this green area impact the population of many countries in South America and represent an environmental crisis. Due to the importance of the Amazon rainforest, this study seeks to understand what message media from different countries are sending to their audience when covering the 2019 fires in the Amazon. This paper contributed to improving the understanding of the application of framing theory in communication research, and the understanding of how the use of distinct media frames by cross-cultural media can imply a particular message to the audience.
ARTICLE
ENQUADRAMENTOS NOTICIOSOS DO JORNAL O GLOBO SOBRE A SOCIEDADE CHINESA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 CHEN, XUEWU

Resumo em Português:

RESUMO O presente estudo visa explorar os enquadramentos noticiosos sobre a sociedade chinesa durante a pandemia de covid-19 na imprensa brasileira, com foco no jornal diário O Globo. Baseando-se na teoria de enquadramento noticioso e no método analítico de pacote interpretativo, a investigação desenvolveu uma análise sistematizada dos textos noticiosos referentes à sociedade chinesa, publicados pelo jornal entre janeiro de 2020 e janeiro de 2023, no contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa revelaram que as 111 matérias jornalísticas analisadas foram estruturadas principalmente em torno de cinco enquadramentos: “pandemia severa”, “medidas draconianas”, “propaganda da vitória”, “crise da ‘Covid zero’” e “censura rigorosa”.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN El presente estudio tiene como objetivo explorar los encuadres noticiosos sobre la sociedad china durante la pandemia de covid-19 en la prensa brasileña, enfocándose en el periódico diario O Globo. Basándose en la teoría del encuadre noticioso y en el método analítico del paquete interpretativo, la investigación desarrolló un análisis sistemático de los textos noticiosos relativos a la sociedad china, publicados por el periódico entre enero de 2020 y enero de 2023, en el contexto pandémico. Los resultados del estudio revelaron que los 111 artículos periodísticos analizados estaban estructurados principalmente en torno a cinco encuadres: “pandemia severa”, “medidas draconianas”, “propaganda de la victoria”, “crisis del Covid cero” y “censura rigurosa”.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This study aims to explore the news framing of Chinese society during the COVID-19 pandemic in the Brazilian press, focusing on the daily newspaper O Globo. Based on the theory of news framing and the interpretative package analytical method, the investigation systematically analyzed news texts related to Chinese society, published by the newspaper between January 2020 and January 2023, within the pandemic context. The research findings revealed that the 111 analyzed journalistic articles were primarily structured around five frames: “severe pandemic”, “draconian measures”, “victory propaganda”, “Zero-Covid crisis”, and “strict censorship”.
ARTICLE
AS TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO REFERENTES À IMAGEM INTERNACIONAL DO CAZAQUISTÃO (O CASO DO THE WASHINGTON POST) SKRIPNIKOVA, ANASTASIYA ZHANIBEK, AZEL NEGIZBAYEVA, MARLAN MUKAN, SAKEN SAUDABEKOVA, ELMIRA

Resumo em Português:

RESUMO A pesquisa tem como objetivo analisar materiais jornalísticos publicados no jornal The Washington Post que mencionam o Cazaquistão de 1991 a 2017. A análise de conteúdo é o principal método de pesquisa, permitindo operações quantitativas e qualitativas e fornecendo valiosas percepções históricas ao longo do tempo. De acordo com os resultados, o maior aumento de publicações foi observado em 2013 e 2014, respectivamente. Um número maior de publicações não afeta a formação de uma determinada imagem do país; os artigos foram classificados como não informativos. Os eventos de construção de imagem no Cazaquistão, que foram planejados para causar um aumento de interesse, infelizmente não produziram o efeito desejado. Foram analisados não apenas os textos jornalísticos, mas também as respostas a eles, em especial os comentários dos leitores on-line. Essa parte do estudo levou à conclusão de que a percepção do país ainda se baseia em estereótipos.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN La investigación tiene como objetivo analizar los materiales periodísticos publicados en el diario The Washington Post que mencionan Kazajstán desde 1991 hasta 2017. El análisis de contenido es el principal método de investigación, que permite operaciones tanto cuantitativas como cualitativas y proporciona valiosas perspectivas históricas a lo largo del tiempo. Según los resultados, el mayor aumento de publicaciones se observó en 2013 y 2014, respectivamente. Un mayor número de publicaciones no influye en la formación de una determinada imagen del país; los artículos se clasificaron como poco informativos. Los eventos de creación de imagen en Kazajistán, que estaban diseñados para causar un aumento del interés, lamentablemente no produjeron el efecto deseado. No sólo se analizaron los textos periodísticos, sino también las respuestas a los mismos, en particular, los comentarios de los lectores en línea. Esta parte del estudio llevó a la conclusión de que la percepción del país sigue basándose en estereotipos.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT The research analyzes journalistic materials published in The Washington Post that mention Kazakhstan from 1991 to 2017. Using content analysis as the primary research method, both quantitative and qualitative evaluations were conducted to gain historical insights. The study found that the highest number of publications occurred in 2013 and 2014. However, despite the increase in publications, it was observed that many articles were uninformative and did not contribute to the formation of a specific image of the country. Efforts to generate interest and build a positive narrative about Kazakhstan were not successful. The study also examined readers’ comments online and concluded that perceptions of the country are still largely influenced by stereotypes
ARTICLE
LIBERDADE DE IMPRENSA EM MARROCOS: uma arena em mutação CHAFIK, AYOUB IHARCHANE, OMAR

Resumo em Português:

RESUMO Este artigo estuda a estrutura da imprensa em Marrocos, bem como as suas mudanças, à luz das regras de conflito entre forças com interesses, posições e expectativas contraditórias face à imprensa. Baseamos esta abordagem na observação das mudanças históricas ocorridas na legislação de imprensa em Marrocos, no quadro institucional que regula a imprensa, bem como na dinâmica produtiva das plataformas de imprensa na luta por uma imprensa profissional e independente. A abordagem histórica da situação de conflito é muito importante porque mostrará que o espaço público marroquino testemunhou momentos de harmonia, apreensão e tensão que tiraram as suas esferas política e mediática de um estado de coexistência, durante curtos períodos, para entrar em conflito, arriscando a prisão, prendendo jornais ou impondo sanções de prisão a jornalistas, ou impondo multas aos jornais desproporcionais ao seu volume de negócios, ou mesmo decidindo impedir os jornalistas de exercerem sua profissão.

Resumo em Francês:

RÉSUMÉ Cet article étudie la structure de la presse au Maroc, ainsi que ses mutations, à l’aune des règles du conflit entre des forces aux intérêts, positions et attentes contradictoires vis-à-vis de la presse. Nous appuyons cette démarche sur une observation des changements historiques survenus dans la législation de la presse au Maroc, dans le cadre institutionnel régulant la presse, ainsi que la dynamique productive des plateformes de presse au niveau de la lutte pour une presse professionnelle et indépendante. L’approche historique de la situation conflictuelle est très importante car elle montrera que l’espace public marocain a été témoin de moments d’harmonie, d’appréhension et de tension qui ont fait sortir ses sphères politique et médiatique d’un état de coexistence, sur de courtes périodes, pour entrer en conflit, en risquant l’emprisonnement, en arrêtant des journaux ou en imposant des sanctions privatives de liberté aux journalistes, ou encore en infligeant aux journaux des amendes disproportionnées par rapport à leur chiffre d’affaires, voire en décidant d’empêcher les journalistes d’exercer leur profession.

Resumo em Espanhol:

RESUMEN Este artículo estudia la estructura de la prensa en Marruecos, así como sus transformaciones, a la luz de las reglas del conflicto entre fuerzas con intereses, posiciones y expectativas contradictorias respecto a la prensa. Basamos este enfoque en la observación de los cambios históricos ocurridos en la legislación de prensa en Marruecos, en el marco institucional que regula la prensa, así como en la dinámica productiva de las plataformas periodísticas en su lucha por una prensa profesional e independiente. El enfoque histórico de la situación de conflicto es muy importante porque mostrará que el espacio público marroquí ha experimentado momentos de armonía, aprensión y tensión que han llevado a sus esferas política y mediática de un estado de coexistencia, durante cortos períodos, a entrar en conflicto, con riesgos de encarcelamiento, cierre de periódicos o la imposición de penas de prisión a periodistas, así como la aplicación de multas a los medios desproporcionadas en relación con su volumen de negocios, o incluso la decisión de impedir que los periodistas ejerzan su profesión.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article studies the structure of the press in Morocco, as well as its changes in light of the rules of conflict between forces with contradictory interests, positions, and expectations vis-à-vis the press. We base this approach on an observation of the historical changes that have occurred in press legislation in Morocco, in the institutional framework regulating the press, and the productive dynamics of press platforms in terms of the fight for a professional and independent press. The historical approach to the conflict situation is very important because it will show that the Moroccan public space has witnessed moments of harmony, apprehension, and tension which brought its political and media spheres out of a state of coexistence, over short periods, to enter into conflict, by risking imprisonment, by arresting newspapers or by imposing custodial sanctions on journalists, or by imposing fines on newspapers that are disproportionate with regard to their turnover, or even by deciding to prevent journalists from practicing their profession.
location_on
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro