Acessibilidade / Reportar erro

Descrição do comportamento de cópula, ciclo de vida e sensilas antenais de Cyclocephala putrida Burmeister, 1847 (Coleoptera, Scarabaeidae, Dynastinae)

Resumo

O gênero Cyclocephala é comum no Brasil (Coleoptera, Scarabaeidae, Dynastinae). Os adultos de algumas espécies são importantes polinizadores, e a larva desenvolve-se no solo, alimenta-se de matéria orgânica e contribui para a ciclagem de nutrientes, mas imaturos de algumas espécies alimentam-se de raízes de plantas, e alguns são registrados causando danos em plantas cultivadas. O processo de cópula de algumas espécies de Scarabaeidae fitófagos, apresentam reconhecimento químico, e nas antenas aparecem várias estruturas responsáveis pela detecção dos odores envolvidos na comunicação. No presente trabalho o comportamento de cópula, ciclo de vida e sensilas antenais de Cyclocephala putrida são descritos. O estudo foi conduzido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cassilândia, Brasil. Adultos foram coletados com armadilha luminosa instalada de Janeiro de 2016 a Dezembro de 2017, e levados para laboratório para estudos. Os adultos revoam por curto período de janeiro a fevereiro, e os espécimes foram coletados em maior quantidade das 20:00 às 22:00 h. O reconhecimento químico possivelmente ocorre durante as etapas que envolvem o comportamento de cópula, no qual o casal mantém as antenas em movimento e as lamelas abertas e as fêmeas selecionam os machos. Em laboratório a cópula dura 7,5 minutos em média. As antenas das fêmeas possuem 3399 sensilas e os machos 4229 sensilas, e as sensilas placódeas dos tipos I, II e III, foram as mais abundantes e sensilas ampuláceas, basicônicas e coelocônicas também estão presentes. O estágio de ovo durou 16,0 dias; o primeiro, segundo e terceiro instar duraram 16,0, 48,3 e 165,3 dias, respectivamente. O período pupal durou 24,0 dias. O período entre deposição dos ovos e emergência dos adultos é de 271,5 dias em média.

Palavras-chave:
Comunicação Química; Receptores Químicos; Cyclocephalini; Neotropical; Período De Voo

Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP Departamento de Biologia Vegetal - Instituto de Biologia, UNICAMP CP 6109, 13083-970 - Campinas/SP, Tel.: (+55 19) 3521-6166, Fax: (+55 19) 3521-6168 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@biotaneotropica.org.br