Open-access Compreensões de pesquisadores sobre a importância da Educação Financeira na Educação Básica

Researchers' understandings of the importance of Financial Education in Basic Education

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender os argumentos que pesquisadores da Educação Matemática e de áreas correlatas mobilizam sobre a importância da Educação Financeira na Educação Básica, abrangendo as perspectivas teóricas manifestadas em seus trabalhos. Com essa finalidade, foram considerados os textos de uma edição especial da Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – EM TEIA, publicada no ano de 2021, cujo tema foi Educação Financeira Escolar. O estudo está situado no âmbito da pesquisa qualitativa, mediante uma abordagem hermenêutico-fenomenológica, a qual nos dá respaldo para emitir discernimentos por intermédio das compreensões e interpretações que realizamos ao ler cada um dos artigos. Como uma forma de nos orientar durante o processo investigativo, optamos pela elaboração da seguinte interrogação de pesquisa: o que pesquisadores dizem sobre a importância da Educação Financeira na Educação Básica? As formulações realizadas pelos pesquisadores permitem que destaquemos a importância da EF para promover a reflexão crítica e a justiça social, o consumo adequado, a superação do ciclo ganhar-poupar-gastar, a organização pessoal, o planejamento financeiro, a compreensão de elementos matemáticos, o desenvolvimento humano, a tomada de decisões no dia a dia, além do ensino sobre investimentos, commodities, porcentagem, juros, análise gráfica e conceitos básicos de economia e geopolítica. Além disso, em nossas conclusões, entendemos que os autores dos artigos analisados apontaram motivos diferentes para justificar a importância da EF na EB, o que se reflete nas abordagens e perspectivas assumidas em suas investigações.

Palavras-chave:
Educação Matemática; Educação Financeira; Educação Básica; Hermenêutica; Fenomenologia

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro