A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática

Interdisciplinary Teaching Is Possible? Pros and cons in perspective of a Mathematics teacher

Daniel Morin Ocampo Marcelli Evans Telles dos Santos Vanderlei Folmer Sobre os autores

Resumo

A abordagem interdisciplinar no ensino está em pauta há bastante tempo. Porém, como é a percepção epistemológica dos professores de Matemática sobre a prática interdisciplinar? Utilizamos declarações prós e contras da interdisciplinaridade escritas por 56 educadores e, sob a luz da análise textual discursiva, buscamos desvendar as formas como os professores entendem a prática interdisciplinar. Identificamos concepções simplificadas e rudimentares dos docentes pesquisados, constatamos que muitos professores apresentam concepções epistemológicas superficiais, o que traz certo receio de aceitar a prática interdisciplinar em seu cotidiano, seja por considerar que a Matemática seria desvalorizada ou por se sentirem isolados das demais áreas do conhecimento. Este estudo nos levou a acreditar que a formação inicial e continuada dos docentes, dentro da abordagem interdisciplinar, favoreceria a aceitação da interdisciplinaridade na escola por estes professores.

Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Concepções Epistemológicas; Formação de Professores

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