Open-access Processos formativos de professores que ensinam matemática e perspectivas para/de aprendizagem e identidade profissional docente

Resumo

A partir das marcas de diferentes trajetórias investigativas, evidenciadas nas produções das duas primeiras décadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática (Gepefopem), este artigo discute contextos, ações e processos formativos promovidos pelo grupo, bem como perspectivas para/de aprendizagem profissional docente (APD) e para/do movimento de constituição da identidade profissional docente (IPD) produzidas nessas trajetórias. A articulação resultante desses processos formativos sintetiza a pertinência de ações de pesquisa e de formação situadas no revezamento entre teoria e prática. As análises, apresentadas aqui, ilustram a abrangência e a importância do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) na expansão e no fortalecimento de teorias no âmbito da educação matemática, especialmente no que se refere à formação de professores que ensinam matemática (FPEM).

Formação de professores; Contextos de formação; Processos formativos de PEM; Aprendizagem Profissional Docente; Identidade Profissional Docente

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro