O Papel Pedagógico das Artes e das Mídias Digitais na Prática do Currículo de Matemática de Ontário

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva Sobre o autor

Resumo

Eu tenho investigado interfaces entre as artes e as mídias digitais em educação matemática, conceituando a noção denominada performance matemática digital (PMD). Neste artigo, discuto conexões entre (a) conteúdos e processos que compõem o Currículo de Matemática de Ontário (Canadá) e (b) PMD produzidas por estudantes. Baseados na análise de 22 PMD, argumento que PMD pode oferecer meios para (1) explorar a maioria dos processos matemáticos do Currículo de Ontário e (2) “abrir janelas” para a exploração de conteúdos matemáticos. Destaco a significância educacional da PMD enquanto processo inovador que integra multimodalidade, ludicidade e criatividade. Em contraste, a produção de PMD não garante a conexão profunda entre conteúdos e processos matemáticos do Currículo. De maneira geral, os estudantes exploraram conteúdos de geometria, o que não é surpreendente, pois há uma similaridade entre a natureza visual da representação geométrica e da representação baseada no uso de mídias digitais.

Palavras-Chave:
Educação Matemática; Vídeos Digitais; Multimodalidade; Performance Matemática Digital

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil, Tel. (55 19) 3526-9381 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com