Open-access Vídeos Digitais e Educação Matemática Crítica: deslocamentos do saber na ação educativa

Digital Videos and Critical Mathematics Education: shifts in knowledge in educational action

Resumo

Este trabalho objetiva compreender criticamente como é expresso, em termos de matemática e multimodalidade, o discurso matemático do vídeo A Geometria das Abelhas. Com base na análise do discurso multimodal, alicerçada na Semiótica Social, na perspectiva do construto Seres humanos-com-mídias e na Educação Matemática Crítica, procedemos à análise da narrativa em questão. A metodologia incluiu coleta de dados modais e transcrição multimodal. O vídeo foi escolhido por sua relevância na aplicação de conceitos matemáticos e sua abordagem crítica de questões geopolíticas e ambientais. Concluímos que os produtores-com-mídias constroem um discurso que encapsula contextos sociais, fisicalidade e linguagens, e se constitui mediante a interação de diversos níveis de conhecimento de mundo e, inclusive, tecnológico, para dar sentido à narrativa do vídeo, sendo este agente de deslocamento do saber na ação educativa.

Palavras-chave
Vídeos Digitais; Análise do Discurso multimodal; Educação Matemática Crítica

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro