Resumo
Este trabalho objetiva compreender criticamente como é expresso, em termos de matemática e multimodalidade, o discurso matemático do vídeo A Geometria das Abelhas. Com base na análise do discurso multimodal, alicerçada na Semiótica Social, na perspectiva do construto Seres humanos-com-mídias e na Educação Matemática Crítica, procedemos à análise da narrativa em questão. A metodologia incluiu coleta de dados modais e transcrição multimodal. O vídeo foi escolhido por sua relevância na aplicação de conceitos matemáticos e sua abordagem crítica de questões geopolíticas e ambientais. Concluímos que os produtores-com-mídias constroem um discurso que encapsula contextos sociais, fisicalidade e linguagens, e se constitui mediante a interação de diversos níveis de conhecimento de mundo e, inclusive, tecnológico, para dar sentido à narrativa do vídeo, sendo este agente de deslocamento do saber na ação educativa.
Palavras-chave
Vídeos Digitais; Análise do Discurso multimodal; Educação Matemática Crítica
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: 
Fonte:
Fonte:
Fonte:
Fonte:
Fonte:
Fonte: 
Fonte: