Resumo
O objetivo deste texto é apresentar modos de o professor da Educação Básica compreender o ensino e a aprendizagem de Matemática com Realidade Aumentada. Para tanto, discute-se parte dos dados de uma pesquisa de pós-doutorado, constituídos em um grupo de formação de professores. Nesse grupo, participaram quatro professores de Matemática de uma escola de tempo integral da rede pública do estado de São Paulo, Brasil. As ações no grupo seguiram uma prática conhecida como estudo de aula, com encontros semanais que se deram na escola em que os professores lecionam. Nesses encontros, foram planejadas, realizadas e discutidas aulas cujas tarefas de Matemática são exploradas com um aplicativo de Realidade Aumentada, o GeoGebra Calculadora 3D. A postura assumida para a condução das atividades da pesquisa e análise dos dados foi a qualitativa fenomenológica. Os encontros foram filmados e, posteriormente, transcritos para a constituição dos dados. Os resultados que se discute neste texto apontam que os professores entendem que o trabalho com Realidade Aumentada favorece a visualização, mas, principalmente a vivência da profundidade. No movimento do aluno que faz as explorações, abrem-se perspectivas que, na coexistência dos perfis, fundam a significação.
Educação Matemática; Formação de Professores; GeoGebra; Estudo de Aula
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: elaborada pela autora, 2023
Fonte: elaborada pela autora, 2023
Fonte: elaborada pela autora, 2023