Accessibility / Report Error

Aprendizado Baseado na Competência Aplicado ao Ensino Superior da Matemática como um Cluster de Abordagens Eficientes

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre como deve ser o processo de ensino da Matemática dentro da abordagem baseada na competência de modo a possibilitar o desenvolvimento das capacidades matemáticas do estudante universitário. Os resultados indicam que a estrutura integrante da competência matemática, contemplando os aspectos cognitivo, prático, motivacional, valor intrínseco, reflexivo e avaliativo, confirma a abordagem poliparadigmática do ensino da Matemática como sendo um cluster aberto de abordagens; a utilização integrada dessas abordagens sob a óptica da competência contribui para o desenvolvimento de todos os componentes do domínio da matemática. A pesquisa justifica que as abordagens baseadas em competência, contexto, interdisciplinaridade, organização e tecnologia da informação desempenham um papel fundamental na abordagem poliparadigmática. A utilização integrada de todas as abordagens resulta em um efeito sinergético. Dentro desta estrutura, são desenvolvidos os princípios básicos do ensino da Matemática baseado na competência, assim co-mo um sistema coerente para selecionar conteúdos de ensino para escolas de engenharia.

Palavras-chave:
Competência matemática; Abordagem poliparadigmática; Base didática; Cluster de abordagens; Sistema para selecionar conteúdos de ensino

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com