| Primeira sequência de atividades |
1) Definição do tema a ser trabalhado e elaboração da primeira síntese ( conceito ). |
Primeiramente, o professor define qual o tema a ser trabalhado, por exemplo, sustentabilidade . Após definir o componente curricular a ser trabalhado, ele irá “entregar para cada aluno do grupo/classe. e/ou participante de uma oficina pedagógica, uma pequena ‘ficha’ (pedaços de papel); o professor e/ou coordenador dos trabalhos solicita que cada estudante/participante escreva na ficha o que entende por sustentabilidade, e/ou de outro tema qualquer”. |
| 2) Trabalho em grupo. |
“Depois de cada estudante/participante escrever o que entende pelo tema em estudo (conceito), divide o grupo-classe em pequenos grupos entre quatro e cinco pessoas. Uma vez formados esses pequenos grupos, solicita aos estudantes que façam uma síntese dos conceitos que foram construídos por cada participante, resumindo em uma só frase ( definição ). É importante que cada pequeno grupo tente contemplar, nessa síntese, o que cada participante disse sobre o tema, objeto de estudo”. |
| 3) Construção da síntese geral ( definição ). |
“Na etapa seguinte, é solicitado que cada equipe escolha um representante, e assim é formado um novo grupo, somente com o líder de cada equipe em que foi sistematizado em uma só frase os conceitos de cada componente desse pequeno grupo. O professor/coordenador solicita que os líderes façam um resumo da frase construída como síntese de todos os pequenos grupos. Dessa forma, é construída uma síntese geral ( definição ) de todos os pequenos grupos, ou seja, do grupo-classe e/ou participantes de uma oficina pedagógica”. |
| 4) Explicitação de conceitos e construção de uma definição sobre o tema. |
“Assim, com esses passos básicos é concluída a primeira sequência de atividades concernentes à explicitação de conceitos, ou melhor dizendo, o que o aluno/participante entende sobre o tema proposto para estudo. A finalização dessa primeira sequência resulta na construção de uma definição sobre o tema em estudo”. |
| Segunda sequência de atividades |
1) Embasamento teórico do tema em estudo |
“A segunda sequência está relacionada ao embasamento teórico do tema em estudo. O professor/coordenador deverá trabalhar o conteúdo teórico por meio de uma exposição oral, apoiada em livros e textos. A fundamentação teórica também poderá ser apresentada com a exposição em slides ( Powerpoint ), documentários, imagens, entre outros, sempre em constante diálogo com os participantes. Nessa etapa o professor/coordenador deverá escolher uma teoria de aprendizagem , e/ou uma proposta pedagógica, e/ou uma metodologia de trabalho, a exemplo, a interdisciplinaridade, ou ainda, procurar embasar o conteúdo do tema em estudo, escolhendo a técnica”. |
| 2) Fechamento do tema |
“Após o embasamento teórico do tema em estudo cabe ao professor/coordenador escolher uma determinada atividade para fechamento do tema”. |
| 3) Realização de outra sequência de atividades. |
“No final da aula, após trabalhar todo o embasamento teórico, e ter associado o tema em estudo com uma teoria da aprendizagem e/ou proposta pedagógica, ou com outra técnica e metodologia, o professor poderá realizar outras sequências de atividades. A sugestão é que construa um novo conhecimento ou um novo saber. Concretamente, poderá ser solicitado que os alunos façam pesquisas sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula, e construam um pequeno texto sobre o tema estudado e/ou façam um relatório sobre a sequência de atividades, associando com a teoria trabalhada em sala de aula. Para os alunos de licenciatura, solicitar a construção de um artigo científico ”. |
| 4) Apresentação e socialização dos resultados. |
“É muito importante que o resultado final da aplicação dessa ferramenta didática seja socializado com apresentação dos resultados em pequenos eventos na universidade/escola, seminários, congressos e até divulgado em redes sociais”. |