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Avaliação ad hoc em Feiras de Matemática: um olhar para a formação matemática dos professores orientadores

Ad hoc review in Mathematics Fairs: a look at the authors’ mathematical background

Resumo

Este estudo analisa as contribuições da avaliação ad hoc para a formação do professor orientador participante das Feiras de Matemática no que concerne à formação matemática. Para tanto, são tecidas considerações acerca do processo de avaliação em Feiras de Matemática e sua implicação na prática docente. Para essa análise, foram considerados relatos oriundos das categorias Ensino Fundamental – Anos Finais (EF-AF) e Ensino Médio (EM) publicados no Anais da XXXV Feira Catarinense realizada em 2019. Para atender ao objetivo proposto, optou-se pela investigação de natureza qualitativa e de cunho interpretativo, a partir dos pareceres das avaliações ad hoc e da avaliação presencial dos Relatos selecionados. Os achados evidenciam a necessidade de melhor acompanhamento dos envolvidos nas Feiras de Matemática para que essa avaliação possa, efetivamente, contribuir com a formação dos professores participantes das Feiras de Matemática. Observa-se, ainda, que é preciso modificar os itens avaliados para contemplar mais enfaticamente os aspectos matemáticos e metodológicos constantes nos relatos.

Palavras-chave:
Feiras de matemática; Avaliação; Avaliação ad hoc; Ensino de matemática

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