A Transformação dos Textos dos Materiais Curriculares Educativos por Professores de Matemática: uma análise dos princípios presentes na prática pedagógica

The Transformation of the Educational Curriculum Materials Texts for Mathematics Teachers: An Analysis of the Principles Present in the Pedagogical Practice

Wagner Ribeiro Aguiar Andreia Maria Pereira de Oliveira Sobre os autores

No presente artigo, analisamos como professores operam a recontextualização dos textos dos materiais curriculares educativos na prática pedagógica e quais princípios regulam a operacionalização da recontextualização. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação, entrevistas e documentos. A análise desses dados foi ancorada em constructos da teoria dos códigos de Basil Bernstein (1990, 2000) e sugere que a tarefa do material curricular educativo nem sempre é implementada de acordo com a intenção inicial dos seus elaboradores, ou seja, os professores operam a recontextualização dos textos dos materiais curriculares educativos para atender a princípios presentes na prática pedagógica. A identificação desses princípios indicam benefícios na produção de novos materiais curriculares educativos, materiais instrucionais e guias para professores.

Materiais Curriculares Educativos; Prática Pedagógica; Recontextualização


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