Resumo
Este trabalho investigou a intencionalidade interdisciplinar, presente nos livros didáticos de Matemática, materializada nas propostas didáticas para o ensino da função afim, voltadas ao Ensino Médio. A escolha da função afim é justificada pela sua versatilidade e pela ampla articulação com conceitos das Ciências da Natureza. A análise das pretensas propostas didáticas interdisciplinares teve como suporte teórico as perspectivas de autores interdisciplinares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, na qual foram analisados os capítulos voltados à função afim em seis obras didáticas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é responder à seguinte pergunta: os livros didáticos aprovados no PNLD 2019 abordam a função afim por meio de estratégias com potencial para o desenvolvimento de um ensino numa perspectiva interdisciplinar? Constatou-se que algumas abordagens sinalizaram uma pretensão interdisciplinar, entretanto, essa intenção não ultrapassou, muitas vezes, a mera aplicação de técnicas de resolução de exercícios ou associações simplistas do cotidiano do estudante. Embora a maioria das obras tenha apresentado elementos importantes relativos ao viés interdisciplinar, como a contextualização e o uso de Temas Contemporâneos, identificou-se lacunas na proposição de atividades com participação ativa do estudante na resolução de situações-problema.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; PNLD; Matemática; Equação 1º grau
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Fonte: Dante e Viana (2020, p. 54-55).
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