Open-access O Estado do Conhecimento sobre a relação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com o ensino de Matemática nas teses e dissertações no período de 2008 a 2021

The State of Knowledge on the relationship of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) with the teaching of Mathematics in theses and dissertations from 2008 to 2021

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as produções de mestrado e doutorado realizadas de 2008 a 2021 que apresentassem investigações relacionadas à importância da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para o ensino de Matemática. A pesquisa é bibliográfica, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, do tipo Estado do Conhecimento. Para o levantamento dos dados, utilizamos o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), ambos disponíveis em plataformas eletrônicas. O corpus do levantamento é constituído por 135 dissertações e cinco teses. O estudo sistemático das características gerais das produções foi desenvolvido com base em sete categorias estabelecidas a posteriori. Entre os resultados, verificou-se que a maioria das produções está concentrada no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), prevalecendo trabalhos com foco na apresentação de estratégias didático-metodológicas de ensino, o que é uma característica dos mestrados profissionais. Além disso, predomina, na maioria dos trabalhos, ênfase nas contribuições da OBMEP e dos seus programas e portais no âmbito do ensino de Matemática. Por outro lado, destaca-se a carência de investigações que tenham a OBMEP como objeto principal de estudo, bem como de pesquisas com reflexões mais profundas acerca de seus impactos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, especialmente no que se refere ao objetivo de inclusão social da olimpíada.

Palavras-chave
OBMEP; Olimpíada de Matemática; Ensino de Matemática; Pós-graduação relacionada à OBMEP

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro