Resumo
No presente estudo, descrevemos os tensionamentos que permearam a produção de narrativas matemáticas realizada por crianças em associação com o mundo aberto Minecraft e seus elementos, para a construção de uma réplica digital de uma escola pública municipal, na cidade de Salvador. Utilizamos dados secundários produzidos durante uma oficina de extensão universitária, no ano de 2018, em uma escola pública municipal, com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Ancoramos esta investigação nos aportes teóricos e metodológicos da Teoria Ator-Rede, operacionalizada pela Cartografia das Controvérsias. Os resultados apontam que as narrativas, aqui nomeadas de digimáticas, são produtos de uma rede sociotécnica, alimentada por agenciamentos que tensionam as relações e os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, provocando deslocamentos e transformações nos atores envolvidos. O mundo aberto Minecraft atuou como mediador na apropriação dos conceitos matemáticos, e as tensões e controvérsias que emergiram das Narrativas Digimáticas, durante a construção das réplicas, são oriundas de um exaustivo processo de negociações, disputas e agenciamentos entre crianças e Minecraft.
Narrativas Digimáticas; Rede sociotécnica; Minecraft; Teoria Ator-Rede; Matemática
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Fonte: elaborada pela autora Juliana Santana Moura a partir dos dados de pesquisa no software Gephi
Fonte: dados da pesquisa
Fonte: registros feitos pela autora Juliana Santana Moura
Fonte: registros feitos pela autora Juliana Santana Moura
Fonte: Grapho gerado pela autora Juliana Santana Moura por meio do software Gephi
Fonte: dados de Pesquisa