Este estudo é baseado nas informações obtidas no projeto "Values in Mathematics Teaching in Turkey and Germany [VMTG]" (Valores do ensino da Matemática na Turquia e Alemanha) feito nos últimos dois anos. O projeto VMTG compara professores de Matemática da Alemanha e da Turquia e os valores professados por seus alunos. O propósito do estudo é investigar o ponto de vista dos professores turcos e alemães sobre por que a Matemática é importante, e explorar os valores da Matemática que subsidiam suas opiniões. O estudo foi feito com professores de Matemática, sendo 9 turcos e 13 alemães. Mesmo sendo utilizadas várias formas de coleta de dados na pesquisa (ex.: observação de relatórios, questionátio de múltipla escolha e formulários de respostas abertas), apenas as informações obtidas em entrevistas semi estruturadas foram usadas como base de análise para este estudo. Os dados coletados foram submetidos a um constante método comparativo. Os resultados revelaram que duas grandes e distintas categorias surgiram: (1) o pensamento isolado e (2) o pensamento conectado. Ao final, seguem uma discussão, algumas recomendações e outras implicações educativas baseada nos resultados.
Valores; Valores da Matemática; Professores de Matemática alemães; Professores de Matemática turcos; Comparação