Open-access Analisando os erros cometidos por estudantes do ensino médio ao aplicar o Teorema de Pitágoras

Resumo

Neste estudo, objetivamos identificar os erros cometidos por alunos do décimo ano ao aplicarem o Teorema de Pitágoras, além de analisar os fatores que contribuem para esses erros. A amostra selecionada foi constituída pelos alunos do décimo ano da escola Alhosn, no Emirado de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, no ano letivo de 2022/2023. O objeto da pesquisa consistiu em 67 amostras do trabalho realizado pelos alunos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas, questionários e testes. Para entender os erros que os alunos podem cometer quando trabalham com o Teorema de Pitágoras, esses erros foram classificados em seis categorias. Os resultados do estudo revelaram que a maioria dos erros dos alunos foram erros conceituais, de dados, de resposta, de estratégia, de cálculo e de conclusão, respectivamente.

Erros; Teorema de Pitágoras; Educação matemática; Treinamento de professores de matemática; Resolução de problemas

location_on
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro