Resumo
Considerando o aumento da oferta de disciplinas específicas de História da Matemática (HM) nos cursos de formação de professores, realizamos esta investigação com objetivo de descrever e analisar as contribuições de uma disciplina de História da Matemática para a formação de professores, mais especificamente, para a mobilização de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino. Assim, a pesquisa teve como foco os conhecimentos mobilizados por sete futuros professores, ao longo de um semestre da disciplina de HM presente no currículo de um curso de licenciatura de uma universidade federal, adotando como referência o modelo Conhecimento Matemático para o Ensino, proposto por Ball, Thames e Phelps em 2008, que é conhecido pela sigla MKT. Os dados da investigação emergiram a partir de gravações audiovisuais das aulas, do diário de campo, das atividades realizadas pelos estudantes e das entrevistas realizadas após o término da disciplina. As análises indicam que os licenciandos expressaram conhecimentos referentes aos três subdomínios do Conhecimento Específico do Conteúdo, sobretudo, relativo ao Conhecimento Especializado do Conteúdo aparecendo com maior frequência nas atividades acerca da Matemática na Antiguidade. Também, evidenciaram-se, de maneira expressiva, conhecimentos referentes a todos os subdomínios do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, de modo especial, aos subdomínios: Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes e Conhecimento do Conteúdo e Ensino. Assim, os resultados desta investigação indicam que a disciplina História da Matemática tem o potencial de possibilitar aos licenciandos a mobilização de relevantes conhecimentos para a docência e, portanto, tal disciplina pode contribuir para a formação inicial de professores.
História da Matemática; Formação Inicial de Professores; Conhecimento Matemático para o Ensino
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Fonte: traduzido de Ball, Thames e Phelps (2008, p. 403)
Fonte: dados da pesquisa (2021)
Fonte: dados da pesquisa (2021)