Resumo
Para atenuar a mesmice das práticas educacionais em matemática, e suprir uma demanda contemporânea, este estudo integra a programação de computadores e a Etnomatemática numa abordagem inovadora, apresentando-as como epistemologias amigáveis capazes de conectar conhecimentos matemáticos às realidades diversas, na Educação Básica e na formação de professores. Partindo do pensamento computacional e embasado em discussões sobre os currículos escolares vigentes e sobre cognição (biológica e artificial), estabelece como questão da pesquisa: como considerar o pensamento computacional e a programação na Educação (Matemática) a partir da Etnomatemática? Nesse sentido, o objetivo geral é demonstrar, a partir do Programa Etnomatemática, como o pensamento computacional e a programação podem ser considerados na Educação (Matemática). Com a programação conceituada como uma forma de Etnomatemática, metodologicamente, foram elaborados exemplos de recursos pedagógicos sobre aritmética, probabilidade, biologia, música e cognição. Os exemplos em Python priorizam a acessibilidade para iniciantes, promovendo o pensamento matemático e computacional de maneira integrada ao materializar diálogos transdisciplinares. Os resultados sugerem uma Educação mais crítica e reflexiva, pois trazem algumas situações sociais relevantes, flexíveis e adaptáveis, e levam a concluir que o estudo é contributivo ao uso consciente de conhecimentos matemáticos no exercício da cidadania.
Palavras-chave:
Etnomatemática; Pensamento Computacional; Programação Python; Recursos Pedagógicos; Transdisciplinaridade
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Fonte: autoral (2025).


Fonte: autoral (2025).


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