Acessibilidade / Reportar erro

Expressão gênica diferencial em genótipos de mamona (Ricinus communis L.) submetidos a déficit hídrico induzido por PEG

Genes differentially expressed in castor bean genotypes (Ricinus communis L.) under water stress induced by peg

A mamoneira é uma cultura de relevância econômica e social no Brasil e no mundo. O óleo produzido por suas sementes, composto principalmente pelo ácido ricinoleico, é estratégico para as indústrias de lubrificantes, cosméticos, polímeros, dentre outras. Embora a mamoneira seja considerada tolerante à seca, a ausência de chuvas no período da floração pode reduzir a produtividade da planta. Respostas diferenciais ao déficit hídrico na espécie têm sido observadas em acessos de bancos de germoplasma e entre cultivares comerciais. Com intuito de conhecer melhor os mecanismos fisiológicos de resposta ao déficit hídrico e direcionar programas de melhoramento genético, o objetivo do trabalho foi analisar a expressão diferencial de genes potencialmente relacionados com a tolerância da mamoneira ao déficit hídrico e o comportamento de enzimas do sistema de defesa antioxidante. O estudo foi conduzido com três acessos (China Careca, IAC 2028 e PB 07) submetidos a um ensaio com solução de polietilenoglicol (PEG 6.000) por um período de 24 horas para indução do déficit hídrico. Os genes CAT, APX, SOD-Cu/Zn, SOD-Fe e SOD-Mn tiveram maior expressão diferencial no acesso China Careca. O gene SOD-Cu/Zn foi o mais diferencialmente expresso quanto comparado ao controle (3,57 vezes) no acesso China Careca. Análise da atividade de enzimas relacionadas com estresse oxidativo (Catalase – CAT, Ascorbato Peroxidase – APX, Guaiacol Peroxidase – GPOX e Superoxide Dismutase – SOD) revelou que os acessos possuem diferentes mecanismos de resposta ao déficit hídrico. Os resultados apontam que o acesso China Careca pode ser considerado de grande importância para programas de melhoramento genético por apresentar característica de precocidade, sistema de defesa antioxidante mais eficiente e resistência ao déficit hídrico.

Ricinus communis L.; estresse oxidativo; enzimas antioxidantes; expressão gênica; PCR quantitativo em tempo real (q-PCR)


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br