Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da variação inata da concentração de minerais em cultivares de alfafa (Medicago sativa) em população de afídeos (Hemiptera: Aphididae)

As plantas têm variação inata do conteúdo de minerais e seu estado nutricional afeta sua fisiologia cloretos. A variação inata na concentração de minerais (Ca, S, Mg, N, P, K e também a razão C:N) e na população de afídeos (Acyrthosiphon spp., Therioaphis maculata, Aphis craccivora) em três cultivares de alfafa (M. sativa) - P3; Crioula, as mais cultivadas no Brasil, e CUF 101, resistente a afídeos - foi estudada entre setembro/1997 a agosto/1998 neste trabalho. A concentração de minerais e as populações de pulgões variaram significativamente entre os diferentes períodos de coleta e cultivares. As correlações encontradas entre as concentrações de Mg, N, P, S e a razão C:N e a variação no número de pulgões sugerem que os minerais da planta afetam a dinâmica populacional dos pulgões em campo.

Aphididae; insecta; nutrientes; resistência; relação planta-inseto


Instituto Agronômico de Campinas Avenida Barão de Itapura, 1481, 13020-902, Tel.: +55 19 2137-0653, Fax: +55 19 2137-0666 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bragantia@iac.sp.gov.br