Acessibilidade / Reportar erro

Comparação da força da musculatura isométrica entre ombro doloroso e não doloroso em pacientes com sintomas de impacto subacromial

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome do impacto subacromial é uma disfunção da articulação glenoumeral, podendo gerar dor, incapacidade funcional, dependência e baixa qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi comparar a força muscular isométrica entre ombro doloroso e não doloroso e verificar a relação entre dor e incapacidade no ombro e força muscular isométrica do ombro e nível de cinesiofobia em indivíduos com sintomas de síndrome do impacto subacromial.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 20 voluntários com sintomas de síndrome do impacto subacromial. A avaliação foi realizada por meio de ficha de avaliação, questionário Shoulder Pain and Disability Index (SPADI - BRASIL) para avaliação da incapacidade e dor no ombro e questionário TAMPA para analisar o nível de cinesiofobia. A avaliação da força muscular isométrica do ombro foi realizada utilizando o instrumento Manual Hand-Held Dynamometer estabilizado por faixa rígida nos movimentos de flexão, extensão, abdução, rotação interna e externa do ombro.

RESULTADOS:

Na comparação de força muscular isométrica entre lado sintomático e assintomático foi verificada evidência de diferença significativa (p<0,05) para todos os movimentos avaliados. Houve relação negativa significativa entre índice de dor e incapacidade no ombro e força muscular isométrica no movimento de flexão e rotação interna, além de relação positiva significativa com nível de cinesiofobia.

CONCLUSÃO:

Indivíduos com sintomas de síndrome do impacto subacromial apresentaram redução significativa da força muscular isométrica do ombro sintomático. O índice de dor e incapacidade no ombro está relacionado com força muscular isométrica do ombro e com nível de cinesiofobia.

Descritores:
Dinamômetro de força muscular; Fisioterapia; Força muscular; Síndrome do impacto do ombro

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br