Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de atendimento de um serviço de disfunção temporomandibular e dor orofacial de uma universidade pública brasileira: o que mudou em 10 anos? Estudo retrospectivo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A busca por serviços de atendimento a pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial tem crescido nas últimas décadas em função do maior acesso à informação e maior demanda por tratamento. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de atendimento a pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial de um serviço universitário ao longo de 10 anos.

MÉTODOS:

Foram coletados dados quantitativos do atendimento de disfunção temporomandibular e dor orofacial da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto a partir do Sistema de Informatização de Clínicas Odontológicas da Universidade de São Paulo (ROMEU) relativos a um período de 10 anos (2006 a 2016): total de pacientes atendidos, altas, faltas, encaminhamentos para outras disciplinas, placas oclusais, orientações de automanejo, terapias fonoaudiológica e fisioterapêutica, sessões de laserterapia de baixa intensidade e exames de eletromiografia. Os dados foram analisados de forma descritiva.

RESULTADOS:

Houve um aumento no número de pacientes atendidos ao longo dos anos, além de um aumento das altas e redução de encaminhamentos para outras disciplinas. Foi também verificado um aumento crescente dos procedimentos de educação em dor e do número de atendimentos fonoaudiológicos e fisioterapêuticos. As placas oclusais acompanharam o aumento de atendimentos.

CONCLUSÃO:

Ao longo de 10 anos houve um aumento de atendimentos, uma crescente valorização de práticas voltadas para educação em dor, orientações de automanuseio e atuação multidisciplinar, além disso a placa oclusal se mostrou uma opção terapêutica ainda bastante utilizada na odontologia.

Descritores:
Dor orofacial; Serviços de saúde; Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br