Lidocaína para o alívio da dor durante a intubação nasogástrica: revisão sistemática e meta-análise

Jonas Santana Pinto Caique Jordan Nunes Ribeiro Amanda Santos Oliveira Andreia Freire de Menezes Marco Antônio Prado Nunes Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor aguda procedural é uma experiência comum associada à inserção da sonda nasogástrica. No entanto, existe uma lacuna importante no conhecimento sobre sua gestão. A lidocaína parece uma opção eficaz para aliviar a dor procedural. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática com meta-análise para avaliar a eficácia analgésica da lidocaína durante a intubação nasogástrica em pacientes adultos.

CONTEÚDO:

As bases de dados Pubmed, LILACS, Scopus, CINAHL e Cochrane foram pesquisadas utilizando as palavras-chave: dor, dor aguda, manejo da dor, lidocaína e intubação gastrointestinal. Os artigos identificados foram selecionados de acordo com a população, intervenção, comparação, resultado e tipo de estudo. Foram incluídas 192 pessoas, 30 das quais saudáveis, enquanto 162 apresentavam distúrbios gastrointestinais. Os dados revelaram heterogeneidade entre os estudos sobre a apresentação e via de administração da lidocaína, bem como os grupos de comparação. Os escores de dor do grupo que recebeu lidocaína atomizada foram significativamente diferentes daqueles do grupo controle (37,4 vs 64,5), do grupo spray de lidocaína (23,6±16,6 vs 43,1±31,4) e do grupo gel de lidocaína (33±29 vs 48±27). No estudo que avaliou gel de lidocaína, lidocaína atomizada e cocaína, os resultados foram 19,3±24,9, 23,9±26,4, 30,5±29,6, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Assim, a estimativa meta-analítica mostrou que a lidocaína levou a uma redução significativa da dor em comparação com o grupo controle em todos os estudos.

Descritores:
Dor; Intubação gastrointestinal; Lidocaína; Mensuração da dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br