Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar crônica e velocidade de caminhada: efeitos nos parâmetros espaço-temporais e na variabilidade da marcha

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A caminhada é descrita como uma das habilidades mais afetadas pela dor lombar crônica. Este estudo objetivou determinar se a dor lombar crônica não específica e a velocidade de caminhada afetam os parâmetros espaço-temporais (comprimento da passada, tempo de balanço, tempo de contato, tempo da passada, frequência da passada e razão de caminhada) e os coeficientes de variação do comprimento da passada e do tempo de contato.

MÉTODOS:

Dez participantes com dor lombar crônica não específica (grupo dor lombar GL) e 10 participantes saudáveis (grupo controle - GC) caminharam na esteira na velocidade preferida autosselecionada, e em velocidades mais lenta e mais rápida que a velocidade preferida. Parâmetros espaço-temporais e coeficientes de variação foram determinados por cinemetria. Os efeitos principais (grupo e velocidade) e as suas interações foram testadas pelo método de equações de Estimativas Generalizadas.

RESULTADOS:

Não houve diferenças entre os grupos ou interação entre os fatores (grupo e velocidade). Houve efeito da velocidade. A frequência e o comprimento de passada aumentaram, enquanto o tempo de contato e de passada diminuíram à medida que a velocidade aumentou. A razão de caminhada (comprimento da passada/frequência da passada) foi relativamente consistente entre as velocidades (~1,6 m·passada-1·s) sem diferenças estatísticas. Os coeficientes de variação ficaram abaixo dos 5%.

CONCLUSÃO:

A dor lombar crônica não específica não afetou os parâmetros espaço-temporais da caminhada, pelo menos para os pacientes classificados com dor lombar crônica não específica pelos critérios de sinais e sintomas. Embora a velocidade preferida tenha afetado os parâmetros espaço-temporais, os pacientes de ambos os grupos foram hábeis para ajustar seus parâmetros cinemáticos às demandas da tarefa.

Descritores:
Coluna vertebral; Fenômenos biomecânicos; Locomoção; Marcha

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br