RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Define-se dismenorreia primária (DP) como dor no abdômen inferior que ocorre antes ou durante a menstruação, não relacionada a doenças ou patologias. Os estudos existentes que investigaram potenciais fatores de risco para o desenvolvimento da DP e a sua incidência em vários grupos são fragmentados, controversos ou excessivamente amplos, colocando desafios à análise. Este estudo objetivou identificar potenciais fatores de risco para o desenvolvimento da DP através de um estudo de caso-controle com base na literatura.
MÉTODOS: Seguindo o Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology, (STROBE), este estudo caso-controle, de um ano, teve como objetivo estabelecer relações entre variáveis de DP e categorias de dor (leve, moderada e intensa) em 252 mulheres brasileiras.
RESULTADOS: A regularidade do ciclo e intensidade do fluxo menstrual, a procura pela assistência médica e o uso de analgésicos demonstraram significância estatística (p=0,00) nas diferentes categorias de dor. Por outro lado, fatores como tabagismo, consumo de álcool, dieta diária, e as outras variáveis estudadas não foram estatisticamente relevantes. Embora, não se observou nenhuma significância estatística nessas variáveis, certas observações ainda podem ser feitas comparando o presente estudo com outros semelhantes.
CONCLUSÃO: Este estudo ofereceu informações valiosas sobre os fatores de risco, intensidade da dor, padrões de fluxo menstrual e comportamento de procura ao tratamento associados à DP. Abordar estes fatores e melhorar a compreensão sobre a DP, pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres afetadas por esta condição ginecológica comum.
Descritores:
Ciclo menstrual; Dismenorreia; Dor Pélvica
DESTAQUES
A intensidade do fluxo menstrual é proporcional à intensidade da dor menstrual.
Mulheres com ciclos menstruais regulares tendem a sentir mais dor menstrual.
A fisioterapia pode ser uma excelente alternativa para reduzir a dor menstrual.
Thumbnail
