Bloqueio analgésico intervencionista em cão com síndrome da cauda equina. Relato de caso

Rodrigo Mencalha Camila de Souza Generoso Daniel Sacchi de Souza Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome da cauda equina é uma afecção neurológica prevalente em cães cujos sinais neurológicos são causados pela compressão de raízes nervosas localizadas no canal espinhal lombossacral sendo frequentemente associada à dor, claudicação, paresia ou paralisia de membros pélvicos e alterações do funcionamento dos esfíncteres. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da injeção peridural com a associação de dexametasona, bupivacaína e morfina no alívio da dor e dos sinais neurológicos em um cão com síndrome da cauda equina de origem traumática.

RELATO DO CASO:

Estudo do caso de um animal da espécie canis familiaris, raça red heeler, fêmea, 2 anos de idade e 16kg de peso corporal com diagnóstico de síndrome da cauda equina pós-trauma. A avaliação consistiu no exame neurológico completo, avaliação de dor (escala analógica visual), de qualidade de vida ("5H2M") e por termografia infravermelha. Após a avaliação inicial e autorização do tutor, a cadela foi submetida à anestesia geral e a um bloqueio intervencionista peridural lombossacral, guiado por eletroestimulação, com a associação de dexametasona, bupivacaína e morfina. Após o procedimento, a cadela apresentou imediata remissão da claudicação, da paresia e uma satisfatória analgesia nos dias 0, 15, 30 e 60 após a intervenção.

CONCLUSÃO:

O bloqueio peridural intervencionista foi eficaz na melhora da dor, da qualidade de vida e dos sinais neurológicos, podendo ser uma excelente alternativa em cães com síndromes dolorosas associadas ao canal espinhal.

Descritores:
Anestesia peridural; Cauda equina; Dor; Polirradiculopatia; Veterinária

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br