Acessibilidade / Reportar erro

A dor em crianças com paralisia cerebral no pós-operatório de cirurgia ortopédica: percepção de pais e profissionais da saúde

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A criança com paralisia cerebral pode ser afetada por processos dolorosos relacionados ao pós-operatório, com dor subestimada devido à dificuldade de comunicação, especialmente quando uma ferramenta específica não é utilizada. O objetivo deste estudo foi avaliar a dor em crianças com paralisia cerebral no pós-operatório de cirurgia ortopédica e a percepção de pais e profissionais de saúde sobre a dor.

MÉTODOS:

Estudo transversal, observacional realizado na Associação de Apoio à Criança Deficiente em São Paulo. Foram recrutadas 51 crianças com paralisia cerebral, com idade entre 6 e 15 anos, 51 cuidadores e 51 profissionais de saúde. A dor foi avaliada por um observador durante os procedimentos de rotina em que a criança foi manipulada. Após o procedimento, o observador perguntou aos profissionais de saúde e cuidadores sobre a dor da criança.

RESULTADOS:

Oitenta e dois por cento dos pacientes apresentaram dor pós-operatória e desses, 50% dor moderada e intensa. Nos pacientes não comunicativos, os pais apresentaram percepções discordantes do observador em 65% dos casos (p=0,05) e os profissionais de saúde apresentaram respostas discordantes em 75% (p<0,001). Nos pacientes comunicantes, os pais apresentaram respostas discordantes do observador em 58% dos casos (p=0,20) e os profissionais de saúde em 55% dos casos (p=0,44).

CONCLUSÃO:

Crianças com paralisia cerebral apresentam dor moderada e intensa no pós-operatório de cirurgias ortopédicas. Na fase hospitalar, a dor é mais difícil de ser detectada em pacientes não comunicativos sem o uso de escala específica, mesmo por pais ou profissionais experientes.

Descritores:
Avaliação da dor; Dor pós-operatória; Paralisia cerebral

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br