Acessibilidade / Reportar erro

Cinesiofobia e percepção de funcionalidade em mulheres na pós-menopausa portadoras de lombalgia crônica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor lombar é a principal causa de incapacidade global e possui prevalência em mulheres, tendendo a aumentar após a menopausa. O presente estudo objetivou analisar as associações entre índice de massa corporal, força muscular, cinesiofobia, estradiol, incapacidade funcional e percepção de dor lombar em mulheres na pós-menopausa com dor lombar crônica.

MÉTODOS:

Foram avaliadas 22 mulheres na pós-menopausa diagnosticadas com dor lombar crônica. A força abdominal e dos extensores da coluna foi avaliada por meio de testes isométricos. Os níveis séricos basais de estradiol foram analisados pelo método de quimiluminescência. A cinesiofobia, a percepção de dor e a incapacidade funcional lombar foram determinadas pela Tampa Scale for Kinesiophobia, escala analógica visual e Roland Morris Questionnaire, respectivamente.

RESULTADOS:

O teste de correlação de Spearman mostrou associações entre os níveis de cinesiofobia e os valores de massa corporal total (rho=-0,513; p=0,015) e os níveis de cinesiofobia e os valores de índice de massa corporal (rho=-0,576; p=0,005). Foi encontrada correlação entre os níveis de cinesiofobia e de percepção de incapacidade funcional lombar (rho=0,434; p=0,043). Não houve correlações significativas entre as variáveis força muscular, estradiol e percepção de dor.

CONCLUSÃO:

Mulheres na pós-menopausa com dor lombar crônica que apresentam maiores valores de massa corporal total e índice de massa corporal tendem a apresentar menores níveis de cinesiofobia. Existe relação direta entre o medo de se movimentar ou permanecer em uma posição específica e a percepção de funcionalidade e segurança da coluna lombar.

Descritores:
Coluna vertebral; Dor lombar; Força muscular; Índice de massa corporal; Pós-menopausa

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br