Acessibilidade / Reportar erro

Impacto de estratégias educativas nos indicadores de qualidade do controle de dor em um hospital de alta complexidade

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O manejo da dor pela equipe multidisciplinar continua como um desafio na saúde. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto de estratégias educacionais para efetivação da dor como 5º sinal vital e seu gerenciamento em um hospital de alta complexidade.

MÉTODOS:

Estudo não controlado de intervenção por meio de análise de três diferentes estratégias educativas sequenciais: Semana de treinamentos sobre Dor (SD), visitas educacionais pelo enfermeiro da dor para orientar os profissionais em relação à dor e treinamento eletrônico virtual de revisão. A análise do impacto das estratégias educativas foi realizada por meio de indicadores em relação à dor como 5º sinal vital e tratamento adequado da dor.

RESULTADOS:

Na avaliação da dor como 5° sinal vital, a auditoria prévia à SD mostrou mediana de conformidade de 46,4% na unidade de internação, de 53,1% na maternidade e de 16,7% no Pronto Socorro. Nas avaliações após a SD, a mediana de conformidade na unidade de internação foi de 78,4%, na maternidade de 79,62% e no pronto atendimento de 32,9% (p<0,05). Houve melhora no tratamento da dor em todos os setores após avaliações subsequentes aos treinamentos (p<0,05).

CONCLUSÃO:

A implantação de um programa de educação continuada se mostrou efetivo em promover melhora na assistência no cuidado ao paciente com dor e dos resultados dos indicadores assistenciais em relação ao protocolo de dor institucional.

Descritores:
Dor; Educação continuada; Gestão da qualidade; Sinais e sintomas

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br