RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Altas concentrações de radicais livres podem danificar ácidos nucleicos, proteínas e lipídios e o seu acúmulo pode estar envolvido na hipersensibilidade à dor. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das vitaminas C e E como adjuvantes no tratamento da dor neuropática.
MÉTODOS: Foram incluídos 98 pacientes com dor neuropática, classificados pelo Douleur Neuropathique 4 Questions (DN4), randomizados em dois grupos, controle e intervenção. O grupo controle recebeu 150 mg de pregabalina e o grupo intervenção150 mg de pregabalina associada a 500mg de vitamina C e 400mg de vitamina E. O tratamento e acompanhamento dos participantes foi de 12 semanas. Na avaliação inicial, os pacientes responderam ao Quick Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (Quick-DASH) para avaliar a funcionalidade dos membros superiores; a qualidade de vida foi descrita utilizado o World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQOL-bref) e a avaliação da dor foi mensurada através da escala analógica visual (EAV). Após 12 semanas de tratamento, os pacientes responderam aos mesmos instrumentos.
RESULTADOS: Oitenta e seis pacientes concluíram o tratamento. As perdas de participação na amostra foram por abandono do tratamento (n=7) ou por efeito adverso à pregabalina (n=5). O grupo intervenção apresentou resultados superiores em comparação com o grupo de controle. As comparações múltiplas entre grupos e momentos para os escores avaliados demonstraram uma diferença média do pré-tratamento para o pós-tratamento somente no grupo de intervenção (p < 0,05), com redução média no Quick-DASH e no EAV e um aumento médio no WHOQOL.
CONCLUSÃO: Foi observado que o uso da vitamina C e E, em associação com a pregabalina, apresentou um efeito analgésico maior quando comparado ao uso isolado da pregabalina.
Descritores:
Ácido ascórbico; Dor crônica; Pregabalina; Vitamina E
DESTAQUES
Os antioxidantes vitaminas C e E atenuam a alodínia mecânica induzida por lesão neu-ropática.
Uso das vitaminas C e E em associação com gabapentinoides pode potencializar o efeito desses fármacos.
A associação das vitaminas C e E com a pregabalina apresenta resultados analgésicos superiores quando comparados ao uso isolado da pregabalina.