RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS A dor é um fenômeno com dimensões biopsicossociais, por isto demanda um conhecimento especializado, sendo uma das demandas do psicólogo que atua na área da saúde. Esta pesquisa visou compreender os aspectos referentes a formação do psicólogo e papel no tratamento da pessoa com dor crônica.
MÉTODOS Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado de maneira online através do Google Forms. Participaram da pesquisa 10 psicólogos que atuam na área clínica, que foram selecionados por critério de conveniência. Os dados quantitativos foram analisados mediante estatística descritiva e, já os conteúdos qualitativos foram analisados através da análise de conteúdo.
RESULTADOS Os psicólogos referem perceber uma carência de componentes curriculares relacionado à dor na graduação. A maioria dos participantes realizou cursos de especialização nesta área de atuação. Os participantes relataram que a motivação para atuar na área envolve a complexidade do fenômeno, a aquisição de conhecimentos de outras áreas e a obtenção de resultados positivos nos atendimentos. No contexto de tratamento, o psicólogo percebe-se com um papel importante na equipe multidisciplinar, contribuindo direta e indiretamente para o tratamento a partir do desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e no manejo dos sintomas associados a esta condição. Dentre as intervenções relatadas, foram mencionadas técnicas de relaxamento, que auxilia o paciente a identificar aspectos que contribuam para a dor, reestrutura crenças disfuncionais e contribui para o desenvolvimento de estratégias mais efetivas para reduzir a dor e a incapacidade física, bem como o estresse associado a esta condição.
CONCLUSÃO Dada a prevalência da dor crônica na população, os resultados sugerem que é necessário pensar formas de inserção deste conteúdo na graduação. Por outro lado, embora tenhamos um número reduzido de profissionais que atuam nesta área, esta prática parece ser efetiva e os profissionais satisfeitos com sua atuação.
Descritores:
Currículo; Dor crônica; Psicologia
DESTAQUES
A grade curricular dos cursos de graduação em psicologia carece de conteúdos específicos sobre dor
O déficit na formação durante a graduação contribui para o desconhecimento dos profissionais sobre as possibilidades de atuação do psicólogo nesta área
Psicólogos que atuam com dor crônica relatam buscar formação complementar sobre este tema em cursos de especialização, com ganhos significativos na efetividade do tratamento e acompanhamento psicológico do paciente