Hidroterapia e crenoterapia no tratamento da dor: revisão integrativa

Juliane de Macedo Antunes Donizete Vago Daher Vania Maria de Araújo Giaretta Maria Fernanda Muniz Ferrari Maria Belén Salazar Posso Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As Práticas Integrativas e Complementares foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde como modalidades coadjuvantes no tratamento da dor. Este artigo focalizou a utilização de crenoterapia e hidroterapia, cujos agentes são as águas minerais naturais, comum para a reabilitação de alterações funcionais. A escassez da literatura dessas práticas no tratamento da dor, justifica esta revisão. O objetivo deste estudo foi verificar a produção cientifica sobre a eficácia da balneologia/balneoterapia/crenoterapia e da hidroterapia no tratamento da dor.

CONTEÚDO:

Revisão integrativa, realizada em maio de 2018, cuja busca de artigos científicos disponíveis eletronicamente e na íntegra, na base de dados, LILACS, Pubmed, BVS e CINAHL em periódicos publicados nos últimos 10 anos enfocaram a crenoterapia e hidroterapia para o alívio da dor nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Os descritores utilizados foram: Dor, Balneologia, Crenoterapia, Hidroterapia, Eficácia; nos três idiomas, combinados com as expressões booleanas AND/Y/E e OR/O/U/OU encontrando 2306 artigos, identificados 111 e destes, apenas 27 atenderam aos critérios de inclusão, analisados e incorporadas as evidências emergidas no alívio da dor.

CONCLUSÃO:

Este estudo mostrou que a maioria das evidências emergidas dos trabalhos analisados quanto à eficácia da hidroterapia e crenoterapia em processos álgicos concentraram-se nos níveis 1 a 3. Dos 27 estudos, 18 mostraram a eficácia da hidroterapia e oito da balneoterapia e crenoterapia nos sintomas dolorosos, e um em relação ao desconhecimento do uso dessas práticas integrativas no alívio da dor.

Descritores:
Balneologia; Balneoterapia; Crenoterapia; Dor; Eficácia; Hidroterapia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br