Sarcopenia e dor crônica em idosas institucionalizadas

Caroline Zanin Joseelen Basso Candido Matheus Santos Gomes Jorge Lia Mara Wibelinger Marlene Doring Marilene Rodrigues Portella Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A sarcopenia e a dor crônica são síndromes geriátricas que impactam negativamente a vida dos idosos acometidos, dos seus familiares e na rotina dos serviços de saúde, como é o caso das instituições de longa permanência para idosos. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a sarcopenia e a dor crônica em idosas institucionalizadas.

MÉTODOS:

Estudo de corte transversal, de base populacional, realizado em 24 instituições de longa permanência para idosos, no município de Passo Fundo/RS (dezembro 2016 - junho 2017). A população foi composta por 161 residentes nesses locais, submetidos a um instrumento estruturado em 23 blocos. Neste estudo utilizou-se os blocos A (tipo de instituição), B (variáveis sociodemográficas), F (sarcopenia) e G (dor crônica). Os blocos A, B e G foram avaliados por meio do autorrelato do idoso e o bloco F por meio do Questionário SARC-F. A análise estatística utilizou a estatística descritiva e o teste Qui-Quadrado com relação de Pearson (p≤0,05).

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 79 idosas (81,38±8,79 anos). A maioria com 80-89 anos, residentes em instituições privadas, brancas, viúvas e com escolaridade de 1 a 8 anos. Observou-se que 62% apresentaram sarcopenia e 41,8% apresentaram dor crônica, sendo que houve associação dessas variáveis (p=0,033). Não se observou associação entre a sarcopenia ou a dor crônica com a faixa etária (p>0,05).

CONCLUSÃO:

Houve associação entre a sarcopenia e a dor crônica em idosas institucionalizadas. A partir disso, ressalta-se a importância de ações interdisciplinares de prevenção e tratamento destinadas a esse público.

Descritores:
Dor; Dor crônica; Idoso; Instituição de longa permanência para idosos; Perfil de saúde; Sarcopenia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br