Acessibilidade / Reportar erro

Vibração associada à crioterapia no alívio da dor em crianças

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A administração de fármacos por via muscular e a punção venosa periférica são procedimentos que utilizam agulhas e causam dor, especialmente em crianças. Essa experiência dolorosa gera angústia, fobia, taquicardia, recusa em tratamentos posteriores, além da ansiedade e desconforto na família. A utilização de métodos não farmacológicos, como a vibração e a crioterapia para o alívio da dor em crianças tem se tornado uma forte alternativa. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização da associação entre a vibração e a crioterapia como estratégia para o alívio da dor em crianças submetidas a procedimentos com a utilização de agulhas.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão integrativa, na qual, buscou-se artigos nas bases de dados: Pubmed, Medline, BDENF e LILACS, com a utilização dos descritores: “Criança”, “Vibração”, “Crioterapia” e “Dor” associados entre si com o operador booleano “and”. Após a seleção e leitura dos artigos na íntegra, os mesmos foram sistematicamente sintetizados e classificados com nível de evidência científica 2. Os estudos demonstraram que a associação entre a vibração e a crioterapia apresentou eficácia na redução da dor em crianças com ou sem alterações cognitivas, além de reduzir a ansiedade das crianças e dos pais durante os procedimentos executados com agulhas.

CONCLUSÃO:

A implementação da vibração associada à crioterapia na administração de fármacos injetáveis ou na instalação de dispositivo venoso periférico, pode reduzir o medo, a angústia e a ansiedade nas crianças, tranquilizando os pais e beneficiando os profissionais de saúde.

Descritores:
Criança; Crioterapia e dor; Vibração

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br