Eficácia analgésica da associação da crioterapia e da estimulação elétrica nervosa transcutânea

Dalvania Alves da Silva Geísa Ferreira Gomes Peixoto Karilane Maria Silvino Rodrigues Vanessa Ximenes Farias Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Crioterapia e estimulação elétrica nervosa transcutânea são recursos fisioterapêuticos amplamente utilizados para o tratamento da dor, devido a suas ações analgésicas comprovadas por evidências científicas. Torna-se cada vez mais recorrente o uso concomitante dessas duas modalidades terapêuticas na prática clínica, justificando-se com o pressuposto de potencialização do efeito analgésico. No entanto, alguns fisioterapeutas discordam dessa prática e acreditam que o uso simultâneo da crioterapia com a estimulação elétrica nervosa transcutânea leva à anulação dos seus efeitos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica de estudos sobre os efeitos do uso simultâneo da crioterapia e da estimulação elétrica nervosa transcutânea nos tratamentos para dor.

CONTEÚDO:

Foram selecionados artigos publicados entre os anos 2006-2018 nas seguintes bibliotecas e bases de dados: Scielo, LILACS, Medline e Pubmed. A seleção foi baseada no cruzamento dos descritores: estimulação elétrica nervosa transcutânea, crioterapia e analgesia. A amostra final foi composta por 6 artigos.

CONCLUSÃO:

O resultado da análise dos artigos selecionados mostrou que, como já comprovado cientificamente, os efeitos da crioterapia e da estimulação elétrica nervosa transcutânea isoladamente têm sua eficácia analgésica. Entretanto, a maioria dos estudos não demonstrou melhora significativa da dor com o uso associado da crioterapia com estimulação elétrica nervosa transcutânea comparado ao uso isolado dos recursos fisioterapêuticos, reforçando a necessidade de mais pesquisas que elucidem a questão.

Descritores:
Analgesia; Crioterapia; Estimulação elétrica nervosa transcutânea

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br